Ferrari analisa possível vantagem da Red Bull

sábado, 6 de janeiro de 2024 às 10:00

Ferrari e Red Bull

O RB19 da Red Bull Racing foi imbatível em 2023. A concorrência fez todo o possível para se aproximar, mas apenas marginalmente. Segundo Enrico Cardile – diretor técnico de chassis e aerodinâmica da Ferrari – parte do segredo poderia estar nas pinças de freio.

O RB18 já era muito bom, mas um pouco pesado demais. O foco do RB19 foi principalmente deixar o carro mais leve, e isso funcionou bem. Supostamente em parte devido à introdução de uma nova tecnologia de paquímetro. Isso supostamente tornou as pinças da Red Bull (e de algumas equipes que se seguiram) menores.

Cardile foi questionado pela revista alemã Auto, Motor and Sport por que a Ferrari adotou uma abordagem mais conservadora e não introduziu a nova tecnologia (ainda). Isso tem alguma coisa a ver com confiabilidade?

“Não creio que as outras equipes tenham pinças menores”, disse Cardile. “Esta é a chamada parte de código aberto. Se uma equipe muda alguma coisa, elas têm que compartilhar os planos de design CAD com todos. Podemos vê-los. Claro, também estudamos fotos. Pelo que posso ver, o tamanho das pinças de freio é quase o mesmo em todas as equipes”.

Ele continuou: “A Red Bull introduziu uma nova tecnologia este ano que difere daquela que a Mercedes e nós usamos há vários anos. Pode ser que essas novas pinças proporcionem uma vantagem de peso. Você tem que olhar para isso. Mas se a peça for um milímetro maior ou menor não faz diferença”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.