Ferrari acusada de forçar Leclerc a mentir sobre batida
quarta-feira, 17 de agosto de 2022 às 8:55
Charles Leclerc
Hans-Joachim Stuck, ex-piloto de Fórmula 1, sugeriu que foi um problema no carro que causou a batida de Charles Leclerc no GP da França, mas a Ferrari o forçou a dizer que foi um erro.
Leclerc, que estava liderando a corrida em Paul Ricard, bateu e abandonou na volta 18, dando a vitória ao rival Max Verstappen. O monegasco assumiu responsabilidade total pelo incidente, afirmando que a única causa foi um erro de sua parte.
No entanto, Stuck não está completamente convencido com essa explicação, dizendo que as imagens da batida mostram que não foi o caso. Ele acha que Leclerc recebeu uma ordem de Mattia Binotto para assumir a culpa e encobrir uma falha no carro.
“Eu não sei por quanto tempo a Ferrari lhe dará crédito”, declarou Stuck à Eurosport, referindo-se a Binotto. “Para mim, contudo, outra coisa ainda é um mistério: O abandono de Charles Leclerc em Le Castellet”.
“Se você assistir o acidente centenas de vezes, a escapada de traseira não veio dele. Eu posso imaginar que ele foi instruído pela equipe a alegar que cometeu um erro apesar de ter havido um problema no carro. Eu não descartaria isso, a pressão é enorme lá”.
Os problemas de confiabilidade não são a única coisa deixando Binotto sob pressão neste ano. O italiano e sua equipe têm sido fortemente criticados pelas estratégias que deixaram Leclerc atrás de Verstappen e outros pilotos em múltiplas ocasiões na primeira metade da campanha.
Como resultado, o monegasco e sua equipe estão muito longe do holandês e da Red Bull no campeonato, e Stuck considera difícil tirar essa diferença.
“Enquanto o título for matematicamente possível, a Ferrari não deve ser descartada”, disse ele. “Porém, a base é que eles parem de cometer erros. Tecnicamente, eles estão em um nível muito alto”.
“Entretanto, uma coisa não pode ser esquecida: o piloto Verstappen e a equipe Red Bull estão em um pedestal no momento. Tudo funciona para eles”.
batida, Charles Leclerc, ferrari, gp da frança, hans-joachim stuck, mentira
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.