Ferrari acha que tirou desvantagem de 25hp para Mercedes e Honda

quarta-feira, 16 de março de 2022 às 9:19

Ferrari

A Ferrari acredita ter reduzido uma desvantagem de potência de 25hp em relação às rivais Mercedes e Honda neste inverno.

A equipe baseada em Maranello vem sendo apontada como uma das favoritas após demonstrar uma performance consistentemente boa nos dois testes de pré-temporada.

Além de um grau de confiança em seu chassi F1-75, o chefe Mattia Binotto sugere que a análise dos testes de inverno trouxe informações encorajadoras a respeito de sua unidade de potência.

Apesar de um veredicto final não ser possível até que todos os motores sejam usados em potência máxima na classificação, já que as equipes escondem sua velocidade nos testes, Binotto diz que os dados foram positivos.

Falando sobre o novo motor de 2022, o italiano disse: “Sabendo que os motores serão congelados para as próximas quatro temporadas a partir deste ano, obviamente era importante começar com uma UP que não tivesse desvantagem para a competição”.

“No final da temporada passada, nós tínhamos uma desvantagem de 20-25hp, portanto a primeira meta era cancelar essa margem”.

“No momento, nós ainda não conseguimos entender quais são os valores na pista, já que as medidas usando o sistema de GPS têm uma certa exatidão, mas não são super precisas. Elas também são influenciadas pelo peso do carro, e é difícil estimar sem esse dado”.

“Quando nós estamos em um fim de semana de corrida, nós sabemos o peso dos carros dos oponentes em certos momentos, como na classificação e na largada. Mas durante os testes, esse dado obviamente não está disponível”.

“Além disso, há o efeito do vácuo, então você precisa encontrar voltas sem influências externas. Normalmente, nós esperamos três ou quatro corridas para compilar uma estatística porque quanto mais dados estiverem disponíveis, mais correta é a média”.

“Nos testes, pelo pouco que vimos, nós conduzimos um exercício, e de acordo com essa análise inicial, estamos no mesmo nível dos outros. Certamente não estamos atrás deles e talvez tenhamos um pouco mais”.

“Contudo, essa não é uma conclusão firme. Por enquanto, nós só podemos ficar satisfeitos por termos confirmado o progresso visto na bancada de testes”.

Além de estar mais animado com seu motor, o novo F1-75 da Ferrari também parece estar fazendo tempos consistentes e velozes.

Apesar da Ferrari se manter cautelosa sobre o que é possível no GP do Bahrain – principalmente com Max Verstappen tendo sido tão rápido no último dia de testes – Binotto admite que sua equipe pode estar na disputa.

“Eu creio que nós seremos competitivos no próximo fim de semana, mas não podemos dizer hoje se estaremos dois décimos à frente ou atrás. A Red Bull pareceu muito forte para mim, certamente Max. Então, talvez um carro (da Red Bull) esteja à nossa frente e o outro atrás, eu não sei”.

“Porém, eu acho que nós estaremos em um nível onde poderemos competir, e se houver uma diferença, ela não será insuperável. Vamos falar de diferenças que ainda podem ser tiradas depois de quatro ou cinco corridas. O ponto de partida é bom, mas nós vamos descobrir o quão bom”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.