Fernando Alonso critica regulamentos da F1 para 2026

sábado, 15 de novembro de 2025 às 11:30

Fernando Alonso

Alonso questiona eficácia das mudanças

Fernando Alonso demonstrou ceticismo sobre os regulamentos que vão entrar em vigor na Fórmula 1 em 2026. Além disso, ele acredita que os pilotos vão gastar mais energia para realizar ultrapassagens.

O bicampeão mundial afirmou que os carros precisam “entrar na pista” para que os pilotos e a equipe entendam quanto esforço cada manobra de ultrapassagem vai exigir. Sem testes reais, Alonso considera difícil prever o impacto total das mudanças.

A Fórmula 1 pretende tornar os carros mais leves e ágeis para aumentar as disputas. No entanto, Alonso alerta que a essência da corrida continua a mesma: estratégia, energia e gestão de recursos vão determinar o resultado. Além disso, ele ressalta que os ajustes finos e a adaptação do piloto ainda serão decisivos.

Quero ser VIP

Desafios nas ultrapassagens

O piloto da Aston Martin explicou que ler os regulamentos não substitui a prática. Ele afirmou que abrir os modos de potência exigirá cálculo preciso de energia.

“Se você gastar muita energia em uma ultrapassagem, outro carro pode te passar na reta seguinte. Portanto, cada manobra vai exigir estratégia e atenção”, disse Alonso.

Ele ainda destacou que os carros vão perder um pouco de aderência por causa da redução da downforce, o que deve tornar as ultrapassagens mais difíceis. Por isso, pilotos precisarão avaliar cada curva e reta antes de atacar. Além disso, a consistência na gestão de energia será fundamental durante toda a corrida.

Pneus como fator decisivo

Alonso destacou que os pneus terão papel central nas disputas. Em corridas com três ou quatro paradas, os pilotos conseguem avançar sem gastar energia extra, usando a diferença de desempenho dos pneus.

Segundo ele, a ultrapassagem ocorre imediatamente na saída do pit stop. Assim, a degradação dos pneus e as múltiplas paradas podem se tornar o principal fator para aumentar a competitividade e o espetáculo para os fãs. Além disso, os pneus vão exigir atenção constante, já que cada volta pode mudar a dinâmica da corrida.

Novos modos de potência em 2026

A Aston Martin, com o apoio de Adrian Newey, pretende aproveitar melhor os regulamentos da nova era.

O sistema de redução de arrasto (DRS) vai sair e dará lugar a dois modos de “potência extra”:

Z-mode: permite aos pilotos abrir elementos nas asas dianteira e traseira para aumentar a downforce nas curvas.

X-mode: reduz o arrasto nas retas, criando mais oportunidades de ultrapassagem em qualquer ponto do circuito.

Além disso, Alonso destacou que a gestão de energia e a estratégia vão continuar definindo o sucesso. Portanto, pilotos e equipes precisarão equilibrar potência e economia de recursos para conquistar bons resultados nas corridas de 2026. Além disso, a adaptação aos modos de potência e ao desgaste dos pneus vai ser determinante para os resultados finais.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.