Felipe Massa quer compensação financeira da FIA e da F1 por 2008

quinta-feira, 17 de agosto de 2023 às 13:34

 

Cingapura 2008 – Ferrari faz pit desastroso para Massa

A Reuters reportou que Felipe Massa não desistiu e seus advogados iniciaram uma ação legal contra a F1 e a FIA sobre a suposta ‘conspiração’ que o impediu de vencer o campeonato de pilotos de 2008.

O brasileiro perdeu o título por um único ponto, apesar de ter vencido a última corrida em seu país, com Lewis Hamilton conquistando seu primeiro título pela McLaren.

Massa talvez pudesse ter vencido se não fosse pela polêmica no GP de Cingapura, onde liderava antes do incidente ‘crashgate’, quando Nelsinho Piquet desencadeou deliberadamente uma intervenção do safety-car ao bater seu carro no muro por ordens de Flavio Briatore, então chefe da Renault, equipe pela qual Nelsinho e Alonso corriam.

Um erro da Ferrari no pit stop, fez Massa sair com a mangueira de combustível ainda presa no carro (o reabastecimento ainda era permitido na época) e por isso ele perdeu muito tempo e não conseguiu pontuar na corrida.

O aconselhamento jurídico de Massa começou quando o ex-supremo da F1 Bernie Ecclestone revelou no início deste ano que ele e o ex-presidente da FIA, Max Mosley, estavam cientes da natureza deliberada do incidente na época, mas não agiram.

Ação
De acordo com o relato da Reuters, uma Carta Antes da Reivindicação [que é uma notificação obrigatória antes do início do processo judicial] sugere que Massa foi roubado do título e lhe custou dezenas de milhões de euros em lucros perdidos e bônus.

A Reuters relata que a carta dizia que “o Sr. Massa é o legítimo campeão de pilotos de 2008 e F1 e a FIA deliberadamente ignorou a má conduta que o tirou do título”.

O relatório afirma que a carta foi endereçada ao ex-diretor da equipe Ferrari de Massa, Stefano Domenicali, e ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

Afirma-se também que uma ação legal será instaurada para buscar uma compensação caso nenhuma resposta satisfatória seja dada.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.