Felipe Massa entra com ação judicial contra a F1, FIA e Ecclestone

segunda-feira, 11 de março de 2024 às 16:32

Singapura 2008 – Ferrari faz pit desastroso para Massa

O piloto brasileiro Felipe Massa entrou com uma ação judicial contra a Fórmula 1, seu órgão dirigente, a FIA e o ex-chefão do esporte, Bernie Ecclestone, no Supremo Tribunal de Londres nesta segunda-feira.

Massa, hoje com 42 anos, acredita ser o legítimo vencedor do título de 2008 que perdeu para Hamilton por apenas um ponto após o escândalo ‘Crashgate’ no GP de Singapura daquele ano.

A Renault conquistou a vitória de Fernando Alonso ao ordenar que seu outro piloto, Nelsinho Piquet, batesse no muro para provocar uma bandeira amarela.

Massa, da Ferrari, que liderava na hora da batida de Piquet, entrou no box para trocar seus pneus, assim como quase todos os pilotos, mas a Ferrari deixou uma mangueira presa em seu carro, o que arruinou seu pitstop e sua corrida, terminando em P13, antes de perder o campeonato no último GP no Brasil.

Piquet revelou na temporada seguinte que foi instruído por seus chefes da Renault a bater deliberadamente.

No entanto, Ecclestone, que comandou a F1 durante quatro décadas antes de ser deposto em 2017, revelou no ano passado que os executivos do esporte estavam cientes do encobrimento antes da conclusão da campanha de 2008.

Os advogados que atuam em nome de Massa querem que a FIA reconheça que ele “violou seus regulamentos ao não investigar prontamente” o acidente de Piquet, bem como ao buscar indenização para o ex-piloto da Ferrari.

Uma declaração do escritório de advocacia brasileiro Vieira Rezende Advogados dizia: “Em 11 de março de 2024, Felipe Massa entrou com uma ação no Supremo Tribunal de Londres, Inglaterra, contra a Formula One Management Limited (FOM), Bernard Charles Ecclestone e a Federation Internationale de L’ Automóvel (FIA).”

“O senhor Massa está buscando declarações de que a FIA violou seus regulamentos ao não investigar prontamente o acidente de Nelson Piquet Junior no Grande Prêmio de Singapura de 2008, e que se tivesse agido corretamente, o senhor Massa teria vencido o campeonato de pilotos daquele ano.”

“O senhor Massa também pede indenização pelas perdas financeiras significativas que sofreu devido ao fracasso da FIA, no qual o senhor Ecclestone e a FOM também foram cúmplices.”

“As tentativas de encontrar uma resolução amigável não tiveram sucesso, deixando o Sr. Massa sem escolha a não ser iniciar um processo judicial.”

Hamilton, que conquistou um recorde de sete títulos, disse em setembro passado: “Se essa é a direção que Felipe quer seguir, a decisão é dele. Prefiro não me concentrar no passado.”

“Seja há 15 anos, dois anos ou três dias, só estou interessado no presente e meu foco é ajudar minha equipe esta semana.”

Ecclestone, de 93 anos, disse à agência de notícias PA na segunda-feira: “Se ele tivesse me perguntado, eu teria dito que era a coisa certa a fazer, processar e deixar um juiz inglês decidir o que é certo e o que é errado.”

“Não posso dizer nada sobre o resultado e o que vai acontecer. Não tenho a menor ideia, creio que ninguém tenha, mas do ponto de vista dele, é melhor que um juiz inglês dê um veredicto. Será de mais ajuda para ele.”

Um porta-voz da FIA disse à agência de notícias PA: “Não faremos nenhum comentário sobre o assunto”.

A F1 não quis comentar.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.