Felipe Massa: a volta por cima

domingo, 9 de janeiro de 2011 às 16:02

massa-pole-monaco-2008

Felipe Massa: a volta por cima

Não vi o treino hoje. Acabei perdendo a hora, o moden da net desligou sozinho e tudo que o DVD gravou foram os primeiros 10 minutos de treino, depois só chuvisco…

Mas li a notícia da pole do Felipe no Autoracing e vi que não aconteceu nenhuma condição especial para ele tê-la obtido.

O que tenho a dizer é muito simples. Felipe Massa nunca contou com muito apoio da torcida “especializada”, digamos assim. Lógico que ele, assim como qualquer brasileiro, tem o apoio do povão, mas nos foruns e no meio automobilístico, nego sempre olhou meio torto para ele, sempre com uma certa desconfiança. É difícil a gente se livrar daquele complexo terceiro-mundista onde tudo é 8 ou 80, ou seja, o cara é um merda ou um gênio, não temos o meio termo, parece que falta-nos um termômetro.

Logo que a Ferrari contratou o Kimi toda a torcida entendida já começou a falar em massacre, pobre Massa, ia enfrentar o excelente Kimi e trucidado seria. Mas nada disso aconteceu. No começo da temporada passada Felipe foi melhor que Kimi, mas as desculpas de “adaptação” do finlandês na Ferrari já estavam prontas.

Depois Kimi começou a andar melhor e Felipe teve alguns azares (solenemente ignorados pelos entendidos) até que Kimi tornou-se campeão contando com uma sorte (também ignorada pelos mesmos entendidos) poucas vezes vista por mim na Formula 1.

Com Kimi campeão as chances de Felipe para essa temporada – entre os “especializados” – vieram a quase zero. Com um começo de 2008 difícil para o Felipe, errando feio nas duas primeiras corridas (Kimi também errou muito feio 2 vezes numa mesma corrida, mas isso é detalhe), o esporte preferido dos entendidos – detonar pilotos brasileiros -, pôde ser praticado à vontade e ele virou motivo de chacota, despedido da Ferrari e renegado no máximo a Stock Car brasileira…

Mas Felipe se recuperou, venceu 2 corridas de 5 disputadas até agora e já tem 4×1 sobre Kimi em classificações. Hoje Felipe fez uma pole fantástica, na pista mais difícil do calendário e que ele mesmo diz não gostar. Pode ser que ele não vença a corrida, pode ser que ele tenha ido com menos combustível para o Q3, pode acontecer um monte de coisas. Mas o principal, é que ele mostra novamente que merece a confiança e o respeito de quem conhece esse esporte.

Um abraço

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.