Felipe Giaffone é tetracampeão da Copa Truck em decisão dramática
domingo, 7 de dezembro de 2025 às 19:00Felipe Giaffone é tetracampeão da Copa Truck Petrobras. O experiente piloto da R9 Competições faturou o quarto título da categoria dos ‘brutos’ e repetiu o feito de 2017, 2023 e 2024 com uma campanha pautada pela regularidade, consistência e também por saber tirar proveito de revezes dos seus principais adversários. Ao longo da temporada 2025, concluída neste domingo (7) com decisão dramática no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, Giaffone conquistou uma vitória, na corrida 2 da etapa de Potenza (MG), mas finalizou 14 das 18 provas entre os dez primeiros a bordo do Volkswagen Meteor #4.
A etapa que decidiu o título foi emocionante e cercada de drama. Leandro Totti (Vannucci Racing) converteu a pole position em vitória na primeira prova e fechou a temporada como o piloto que mais triunfou (seis vezes). Na segunda e decisiva disputa, quem levou a melhor foi Paulo Salustiano (R9 Competições), que finalizou um 2025 difícil nas pistas no topo do pódio.
A Corrida 2 foi complicada para Giaffone, que esteve envolvido em incidente na largada com um dos outros seis finalistas, Raphael Abbate (ASG Motorsport), e caiu para o fim do grid, enquanto outro dos concorrentes diretos pela taça, Danilo Dirani (Iveco Usual Racing), conseguiu conquistar posições importantes. O piloto do Iveco S-Way #28 foi valente, lutou até o fim e terminou em terceiro, mas Felipe fez valer sua longa experiência no automobilismo, se segurou na pista e cruzou a linha de chegada em 12º, marcando assim pontuação suficiente para comemorar o tetracampeonato.
A sexta do “Marvado”
Diante de casa cheia, camarotes lotados e perto dos 30ºC de temperatura ambiente, a Copa Truck Petrobras acelerou rumo à Super Final da temporada sob a ameaça da chuva, que rondava Interlagos pouco antes da largada.
A decisão do título começou com Leandro Totti, força dominante do fim de semana, na pole position, tendo ao seu lado Bia Figueiredo, na despedida da ASG Motorsport da categoria. Os finalistas Danilo Dirani, Beto Monteiro e Felipe Giaffone completaram a relação dos cinco primeiros do grid. Victor Franzoni partiu do sexto lugar, seguido pelos também finalistas Raphael Abbate, André Marques e Wellington Cirino, enquanto Fabio Fogaça fechou o top-10.
Soberano, o “Marvado” correu pela honra e pela superação e logo abriu vantagem na liderança ao mesmo tempo em que Dirani passou Bia e assumiu o segundo lugar. Monteiro sustentou a quarta colocação. Por sua vez, Felipe Giaffone foi cauteloso nas primeiras voltas e evitou maiores confrontos: Abbate e Franzoni passaram o tricampeão na pista.
A disputa foi neutralizada quando a direção de prova acionou o safety-truck em razão da posição onde ficou parado o ‘bruto’ de Mauricio Arias (Elite). Mas o status da corrida com bandeira amarela durou pouco tempo, e os pilotos partiram para os pouco mais de sete minutos de bandeira verde e já sem qualquer chance de chuva. Totti permaneceu na frente, seguido por Danilo Dirani, mas Bia foi ultrapassada por Beto Monteiro e, depois, por Raphael Abbate. Giaffone manteve a sétima posição.
Totti rumou para uma vitória tranquila e de ponta a ponta, a sexta na temporada e a terceira em Interlagos. O “Marvado” foi seguido por Beto Monteiro, que passou Dirani na última volta para finalizar em segundo lugar. Raphael Abbate foi o quarto, terminando à frente de Bia Figueiredo e de Giaffone, que superou Franzoni no fim e encaminhou o tetra. Oitavo, Paulo Salustiano obteve o direito de largar na frente da Corrida 2 com a inversão.
Decisão dramática e tetra de Giaffone
A última largada do ano começou confusa, acidentada e tirou da pista um dos principais candidatos ao título da PRO. Abbate e Giaffone se enroscaram no fim da reta dos boxes e tiveram seus caminhões bastante avariados. O tricampeão conseguiu prosseguir na corrida, porém caiu para a 16ª posição.
Totti aproveitou a série de incidentes e ganhou várias colocações para lutar pela vitória com ‘Salu’. O piloto da Vannucci Racing conseguiu fazer a ultrapassagem e assumir o primeiro lugar, mas foi punido com drive-through por excesso de velocidade no radar e perdeu a chance de gabaritar de novo em Interlagos.
A direção de prova acionou novamente o safety-truck em razão de incidente que envolveu Rodrigo Taborda e Nic Giaffone (Elite) na Descida do Lago. O trabalho maior foi para limpar a pista após o óleo espalhado por conta da ocorrência, de modo que houve tempo somente para uma única — e emocionante — volta com bandeira verde.
Em decisão dramática, Salustiano ficou com a vitória final na temporada, em prova que teve ainda Victor Franzoni em segundo e Dirani em terceiro. O paulista lutou até o fim pelo título, que acabou ficando mesmo nas mãos de Giaffone, 12º lugar na prova, em resultado mais que suficiente para sacramentar a conquista do tetra.
Campeão por seis pontos
Giaffone assegurou a quarta taça de campeão com um total de 228 pontos somados, seis a mais em relação ao vice-campeão Danilo Dirani. Raphael Abbate terminou em terceiro, com 209, um a mais que Beto Monteiro, enquanto Leandro Totti fechou o ano em quinto lugar, com 203.
Wellington Cirino garantiu o sexto posto na tabela de pontos, com 174, contra 166 de André Marques. Campeã da Elite no ano passado, Bia Figueiredo concluiu sua primeira temporada na PRO como oitava colocada, com 147 tentos, seis a mais na comparação com Jaidson Zini. Dono de grande campanha na última etapa do ano, Victor Franzoni foi o décimo no campeonato, com 125.
Feliz Ano Novo
Depois de uma temporada emocionante, a Copa Truck Petrobras já se prepara para acelerar rumo a 2026. Anunciado em novembro, o calendário contempla novamente um total de nove etapas e traz a expectativa pelo retorno de praças importantes como Santa Cruz do Sul, Goiânia e Brasília, além da vinda de novos autódromos como Cuiabá e Chapecó.
Será um ano inédito e especial, com nove circuitos diferentes em oito estados e mais o Distrito Federal. A etapa de abertura da próxima temporada será realizada em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, no fim de semana de 6 a 8 de março.
Copa Truck Petrobras, temporada 2025
Etapa 9, Super Final, Autódromo de Interlagos
Super Truck PRO
Corrida 1, resultado final
1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 13 voltas em 29min07s809
2º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 2s261
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 4s495
4º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s599
5º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 10s040
6º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 12s177
7º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 13s568
8º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 14s558
9º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 18s172
10º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 19s433
11º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 22s879
12º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 29s080
13º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 33s920
14º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 35s564
15º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 38s810
16º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 39s663
17º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 43s996
18º – Rafael Reis (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 47s093
Não completaram
Fabio Fogaça (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 7 voltas
Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 9 voltas
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 11 voltas
Regis Boessio (Boessio Competições/Volvo), a 11 voltas
Corrida 2, resultado final
1º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), 8 voltas em 25min05s754
2º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1s738
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 3s784
4º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s921
5º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 4s936
6º – Fabio Fogaça (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s041
7º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s794
8º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 8s324
9º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 12s751
10º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s228
11º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 14s868
12º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 18s712
13º – Rafael Reis (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 31s759
14º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 1min47s776
15º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
Não completaram
André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 3 voltas
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 6 voltas
Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7 voltas
Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), não largou
Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), não largou
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), não largou
Regis Boessio (Boessio Competições/Volvo), não largou
Classificação final do campeonato*
Super Truck PRO
1º Felipe Giaffone, 228 pontos
2º Danilo Dirani, 222
3º Raphael Abbate, 209
4º Beto Monteiro, 208
5º Leandro Totti, 203
6º Wellington Cirino, 174
7º André Marques, 166
8º Bia Figueiredo, 147
9º Jaidson Zini, 141
10º Victor Franzoni, 125
11º Danilo Alamini, 123
12º Fabio Fogaça, 119
13º Felipe Tozzo, 104
14º Evandro Camargo, 95
15º Luiz Lopes, 93
16º Alberto Cattucci, 92
17º Paulo Salustiano, 84
18º Débora Rodrigues, 69
19º Pedro Paulo Fernandes, 61
20º Roberval Andrade, 59
21º Thiago Rizzo, 55
22º Adalberto Jardim, 19
23º Rafael Reis, 3
24º Régis Boessio, 1
*pontuação extraoficial
Por um ponto, Pedro Perdoncini é campeão da Elite em Interlagos
O título da Copa Truck Petrobras na classe de entrada Super Truck Elite é de Pedro Perdoncini. Protagonista na temporada 2025, o paranaense de Campo Mourão consolidou jornada bastante firme ao longo do campeonato com a ASG Motorsport e faturou o título na Super Final disputada neste domingo (7), no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Com uma campanha de cinco vitórias e três poles, Perdoncini correu no ‘modo segurança’, se esquivou de incidentes e disputas e alcançou a pontuação necessária para confirmar o título: com um terceiro e um quinto lugares nas provas 1 e 2 nesta tarde, Perdoncini ergueu o troféu de campeão com apenas um tento de vantagem para seu companheiro de equipe, Arthur Scherer, que venceu a prova final de 2025.
Interlagos foi palco de corridas bastante agitadas. Com abordagem mais conservadora, Perdoncini tratou de jogar com a vantagem que tinha no campeonato e ainda contou com punições impostas a Scherer e Nic Giaffone antes de cruzar a linha de chegada em terceiro lugar na Corrida 1, vencida por Ricardo Alvarez (com Mercedes-Benz da Tiger Team Race).
Na prova que marcou a conclusão do campeonato, Perdoncini manteve a mentalidade focada no campeonato e tratou de somar pontos importantes. Por outro lado, Scherer deu tudo de si e foi até o fim na luta pelo título logo na sua primeira temporada na Copa Truck Petrobras. O paulista triunfou na despedida da ASG Motorsport da competição. O time dará lugar à igualmente vitoriosa Full Time Sports a partir de 2026.
Com o quinto lugar obtido na Corrida 2, Perdoncini sacramentou o título e, ao lado de Scherer, vai subir para a PRO na próxima temporada.
Alvarez ‘rouba a cena’ para vencer
Diante de casa cheia, camarotes lotados e perto dos 30ºC de temperatura ambiente, a Copa Truck Petrobras acelerou rumo à Super Final da temporada sob a ameaça da chuva, que rondava Interlagos pouco antes da largada.
Em primeira fila formada pelos dois principais candidatos ao título, Pedro Perdoncini partiu lado a lado do companheiro de equipe Arthur Scherer. Rodrigo Taborda dividiu a segunda fila com o também finalista Nic Giaffone, enquanto Leo Rufino, que também começou o domingo na luta pela taça de campeão, partiu do quinto lugar.
Perdoncini fez largada segura e manteve a liderança, enquanto Nic Giaffone conquistou duas posições e assumiu a segunda colocação, à frente de Arthur Scherer. Mas o paulista da ASG Motorsport sofreu duro revés, foi punido com drive-through por excesso de velocidade na zona de radar, naturalmente perdeu posições importantes e ficou mais distante do título.
No momento em que Perdoncini sofria pressão de Nic Giaffone, a disputa foi neutralizada quando a direção de prova acionou o safety-truck em razão da posição onde ficou parado o ‘bruto’ de Mauricio Arias. Mas o status da corrida com bandeira amarela durou pouco tempo, e os pilotos partiram para os pouco mais de sete minutos de bandeira verde e já sem qualquer chance de chuva.
Nic Giaffone chegou a assumir a liderança na retomada da prova logo no instante em que foi anunciada punição de 20s por queima de largada. Desta forma, Perdoncini ficou com o caminho ainda mais confortável rumo à taça de campeão mesmo depois de ser ultrapassado por Ricardo Alvarez, que assumiu a liderança nas voltas finais.
Alvarez confirmou sua segunda vitória na temporada, repetindo o feito de Potenza. Rodrigo Taborda também tirou proveito do foco em Perdoncini no campeonato, fez a ultrapassagem e garantiu o pódio com a segunda colocação. Já o piloto do Mercedes-Benz #117 confirmou resultado muito importante com o terceiro lugar e Scherer, digno de grande reação após pagar punição, foi o quarto colocado, logo à frente de Leo Rufino. Jô Augusto Dias foi o oitavo colocado — logo à frente de Nic Giaffone — e garantiu o direito de puxar a fila do grid da Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros.
Perdoncini é campeão com drama
Sempre movimentada e intensa, a Corrida 2 entregou tudo no desfecho da temporada na Elite. Jô Dias foi superado por Hugo Cibien, que chegou a assumir a liderança antes de ver crescer no retrovisor o Mercedes-Benz de Scherer, que tomou o primeiro lugar e se manteve forte na briga pelo título, seguido por Leo Rufino, Jô Dias, Ricardo Alvarez e Perdoncini, no top-5 da prova.
O safety-truck foi acionado após incidente que envolveu Taborda e Nic Giaffone, que se viu definitivamente sem chances de título. O trabalho maior foi para limpar a pista após o óleo espalhado por conta da ocorrência, de modo que ainda houve tempo para uma única — e emocionante — volta com bandeira verde.
Em decisão com drama, Scherer venceu a corrida final da temporada, em prova que Leo Rufino concluiu em segundo lugar. Jô Dias foi o terceiro, à frente de Ricardo Alvarez. E Pedro Perdoncini, por apenas um ponto, confirmou o título da Elite.
Decisão no limite
Perdoncini somou um total de 259 tentos e foi consagrado como campeão da Super Truck Elite contra 258 do seu companheiro de equipe Arthur Scherer, que estreou na Copa Truck Petrobras em 2025 e que, ao longo da temporada, despontou como principal adversário do paranaense na luta pela taça. Em grande campanha, inclusive com vitória na temporada, Leo Rufino fechou o campeonato em terceiro lugar, com 227 pontos, dois a mais que Nic Giaffone, que fez um ano de estreia com grandes momentos e fechou o calendário na quarta posição.
Diogo Moscato foi o quinto colocado na tabela, com 193 pontos, dois a mais que Ricardo Alvarez, autor de duas vitórias, sendo uma delas na prova principal deste domingo. A seguir, finalizaram os dois representantes da Vannucci Racing na Elite: Hugo Cibien concluiu seu segundo ano na categoria em sétimo, com 162 pontos, nove a mais em relação ao companheiro de equipe Rodrigo Taborda. Djalma Pivetta somou 144 e finalizou no top-10, tal qual Jô Augusto Dias, com 142.
Vem, 2026
Depois de uma temporada emocionante, a Copa Truck Petrobras já se prepara para acelerar rumo a 2026. Anunciado em novembro, o calendário contempla novamente um total de nove etapas e traz a expectativa pelo retorno de praças importantes como Santa Cruz do Sul, Goiânia e Brasília, além da vinda de novos autódromos como Cuiabá e Chapecó.
Será um ano inédito e especial, com nove circuitos diferentes em oito estados e mais o Distrito Federal. A etapa de abertura da próxima temporada será realizada em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, no fim de semana de 6 a 8 de março.
Copa Truck Petrobras, temporada 2025
Etapa 9, Autódromo de Interlagos, Super Final
Super Truck Elite
Corrida 1, resultado final
1º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 13 voltas em 29min36s294
2º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 1s413
3º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s965
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s357
5º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s119
6º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 5s204
7º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 7s046
8º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 7s469
9º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 12s178
10º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 13s928
11º – Marcio Giordano (Anchieta Racing/Mercedes-Benz), a 29s505
12º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 32s908
13º – Juca Bala (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 45s236
14º – Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 4 voltas
Não completaram
Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 8 voltas
Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 9 voltas
André Magno (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 10 voltas
Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 11 voltas
Corrida 2, resultado final
1º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 8 voltas em 25min19s786
2º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s927
3º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 4s771
4º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s960
5º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s223
6º – Marcio Giordano (Anchieta Racing/Mercedes-Benz), a 8s175
7º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 9s588
8º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 13s423
9º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 13s573
10º – Juca Bala (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 15s679
11º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 31s508
12º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 43s281
Não completaram
Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 5 voltas
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 5 voltas
Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 6 voltas
Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), não largou
André Magno (GT-Oil Eletric Truck/Scania), não largou
Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Classificação final do campeonato*
Super Truck Elite
1º Pedro Perdoncini, 259
2º Arthur Scherer, 258
3º Leo Rufino, 227
4º Nicolas Giaffone, 225
5º Diogo Moscato, 193
6º Ricardo Alvarez, 191
7º Hugo Cibien, 162
8º Rodrigo Taborda, 153
9º Djalma Pivetta, 144
10º Jô Augusto Dias, 142
11º Maicon Roncen, 139
12º Kleber Eletric, 126
13º Daniel Kelemen, 95
14º Juca Bala, 87
15º Márcio Giordano, 87
16º Mauricio Arias, 73
17º Thaline Chicoski, 62
18º Rafa Lopes, 49
19º Felipe Gama, 44
20º André Magno, 11
21º Luan Lopes, 8
22º Beto Cavaleiro, 0
23º Sérgio Ramalho, 0
*pontuação extraoficial
Confira as datas do calendário da temporada 2026
1 – 08/mar – Campo Grande
2 – 12/abr – Santa Cruz do Sul
3 – 03/mai – Chapecó
4 – 31/mai – Interlagos
5 – 02/ago – Cuiabá
6 – 23/ago – Goiânia
7 – 20/set – Curvelo
8 – 01/nov – Cascavel
9 – 29/nov – Brasília
Copa Truck, felipe giaffone
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
