Federação da Ucrânia pede banimento de pilotos russos

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 9:35

Nikita Mazepin

A federação ucraniana de automobilismo pediu para a FIA banir os pilotos com licença russa, incluindo Nikita Mazepin, após a invasão da Rússia na semana passada.

As forças russas iniciaram uma grande ofensiva militar contra a Ucrânia na última quinta-feira, provocando condenação mundial e uma série de sanções do mundo ocidental.

A capital de Ucrânia, Kiev, e outras cidades importantes têm sido alvo de ataques regulares de mísseis desde que a invasão começou.

A Fórmula 1 anunciou na semana passada que não correrá na Rússia em setembro, uma decisão que foi apoiada por pilotos e equipes.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, escreveu para a Federação do Automóvel da Ucrânia (FAU) oferecendo “apoio total da FIA” depois da invasão da Rússia.

Em uma resposta enviada por Leonid Kostyuchenko, presidente da FAU, a federação afirmou que espera “possíveis medidas de apoio da FIA para o período pós guerra, quando todos os recursos do estado serão direcionados para a recuperação”.

Ela também pediu uma série de ações da FIA contra a Rússia e sua aliada Bielorrússia que afetaria os competidores em seus campeonatos.

Isso inclui o banimento daqueles que correm com licenças das federações russa e bielorrussa em competições internacionais. Na F1, Mazepin – que compete com uma licença da Federação do Automóvel da Rússia – seria diretamente afetado.

O futuro de Mazepin está em dúvida no momento depois que a Haas removeu os logos de sua patrocinadora Uralkali de seu carro no teste da semana passada. As conversas devem ocorrer nos próximos dias.

A FAU também pediu para que Rússia e Bielorrússia sejam proibidas de sediar quaisquer eventos sancionados pela FIA, banindo o uso de seus símbolos e bandeiras, além da exclusão de todos os membros russos e bielorrussos da FIA.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.