FE – Di Grassi conquistou sua primeira vitória da temporada em Londres
domingo, 31 de julho de 2022 às 16:00
Lucas di Grassi
Lucas di Grassi conquistou sua primeira vitória pela equipe ROKiT Venturi Racing na 14ª corrida da Temporada 8 da ABB FIA Fórmula E, derrotando Jake Dennis (Avalanche Andretti) em uma batalha acirrada e estratégica de 38 voltas no circuito urbano de Londres .
Di Grassi saiu da última das três ativações obrigatórias do ATTACK MODE com o suficiente para garantir que superaria um Dennis totalmente em forma quando o britânico se lançou com o seu último impulso de 30kW. Dennis, o favorito do público local, deu sequência ao triunfo do sábado com outra pole position neste domingo, mas o brasileiro ampliou sua vantagem nas últimas voltas e conquistou a vitória no momento da bandeira quadriculada.
Nyck de Vries ficou em terceiro lugar, enquanto seu companheiro de equipe na Mercedes-EQ – o líder do campeonato Stoffel Vandoorne – subiu da 13a para a quarta posição. Seu rival mais próximo na disputa pelo título, Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), chegou a estar em quarto lugar tendo largado da 14ª posição, mas um problema técnico nos últimos momentos deu fim à sua corrida em Londres e representou um duro golpe nas suas chances ao título, já que o piloto teve que se retirar da competição e não conseguiu pontuar.
Edoardo Mortara (ROKiT Venturi Racing) fez todo o possível para pontuar saindo da 17ª posição do grid, mas a sua performance combativa só lhe permitiu subir para a 13ª posição. Jean-Éric Vergne (DS TECHEETAH) abandonou a corrida no início após um contato, praticamente encerrando suas possibilidades de título no campeonato.
António Félix da Costa lutou com Sébastien Buemi (Nissan e.dams) pela quinta posição no outro carro da DS TECHEETAH, garantindo o seu segundo melhor resultado na Temporada 8 ao terminar em sexto, à frente de Robin Frijns (Envision Racing) e Sam Bird. (Jaguar TCS Racing).
Sérgio Sette Câmara finalmente conquistou os primeiros pontos da temporada para sua equipe, a Dragon Penske Autosport, depois de ter ficado sem energia no final da 13ª rodada de ontem, lutando entre os quatro primeiros lugares. Pascal Wehrlein completou o top 10 com a equipe TAG Heuer Porsche de Fórmula E.
Agora, a batalha pelo título do campeonato parece estar entre Evans e Vandoorne, com 58 pontos a serem disputados daqui a duas semanas no E-Prix de Seul, onde serão realizadas as duas corridas que encerram a temporada.
Neste momento o piloto da Mercedes tem uma margem de 36 unidades sobre o piloto da Jaguar na tabela de pontos. Entre as equipes, a ROKiT Venturi Racing superou a DS TECHEETAH e subiu para o segundo lugar no Campeonato Mundial de Equipes, embora a Mercedes-EQ tenha ampliado sua vantagem para 35 pontos.
Classificação da prova:
Pos | Piloto | Equipe | Carro | Voltas | Distância | Volta mais rápida | Pitstops | Pts | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Lucas Di Grassi | ROKiT Venturi Racing | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 38 | 0 | 49m28.805s | 1m14.438s | 0 | 26 |
2 | Jake Dennis | Avalanche Andretti | BMW i FE.21 | 38 | 0 | +3.191s | 1m14.446s | 0 | 21 |
3 | Nyck de Vries | Mercedes-Benz EQ | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 38 | 0 | +4.508s | 1m14.525s | 0 | 15 |
4 | Stoffel Vandoorne | Mercedes-Benz EQ | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 38 | 0 | +10.358s | 1m14.579s | 0 | 12 |
5 | António Félix da Costa | DS Techeetah | DS E-Tense FE21 | 38 | 0 | +13.946s | 1m14.774s | 0 | 10 |
6 | Sébastien Buemi | Nissan e.Dams | Nissan IM03 | 38 | 0 | +20.399s | 1m15.218s | 0 | 8 |
7 | Robin Frijns | Envision Racing | Audi e-tron FE07 | 38 | 0 | +20.85s | 1m14.894s | 0 | 6 |
8 | Sam Bird | Jaguar TCS Racing | Jaguar I-Type 5 | 38 | 0 | +21.748s | 1m15.012s | 0 | 4 |
9 | Sérgio Sette Câmara | Dragon / Penske Autosport | Penske EV-5 | 38 | 0 | +28.913s | 1m15.069s | 0 | 2 |
10 | Pascal Wehrlein | TAG Heuer Porsche | Porsche 99X Electric | 38 | 0 | +29.685s | 1m14.84s | 0 | 1 |
11 | Alexander Sims | Mahindra Racing | Mahindra M8Electro | 38 | 0 | +30.611s | 1m15.261s | 0 | 0 |
12 | André Lotterer | TAG Heuer Porsche | Porsche 99X Electric | 38 | 0 | +31.644s | 1m15.234s | 0 | 0 |
13 | Edoardo Mortara | ROKiT Venturi Racing | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 38 | 0 | +35.147s | 1m14.603s | 0 | 0 |
14 | Oliver Turvey | NIO 333 Racing | NIO 333 001 | 38 | 0 | +37.285s | 1m15.365s | 0 | 0 |
15 | Maximilian Günther | Nissan e.Dams | Nissan IM03 | 38 | 0 | +1m19.833s | 1m15.024s | 0 | 0 |
Mitch Evans | Jaguar TCS Racing | Jaguar I-Type 5 | 35 | 0 | – | 1m14.577s | 0 | 0 | |
Nick Cassidy | Envision Racing | Audi e-tron FE07 | 30 | 0 | – | 1m14.349s | 0 | 0 | |
Oliver Askew | Avalanche Andretti | BMW i FE.21 | 21 | 0 | – | 1m14.958s | 0 | 0 | |
Antonio Giovinazzi | Dragon / Penske Autosport | Penske EV-5 | 19 | 0 | – | 1m15.618s | 0 | 0 | |
Jean-Eric Vergne | DS Techeetah | DS E-Tense FE21 | 3 | 0 | – | 1m15.944s | 0 | 0 | |
Daniel Ticktum | NIO 333 Racing | NIO 333 001 | 1 | 0 | – | 0s | 0 | 0 | |
Oliver Rowland | Mahindra Racing | Mahindra M8Electro | 1 | 0 | – | 0s | 0 | 0 |
formula e, Jake Dennis, Londres, lucas di grassi, nyck de vries, Stoffel Vanddorne
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.