FE – Com cores brasileiras, Di Grassi se diz empolgado com o desafio
sábado, 29 de agosto de 2015 às 10:00Aconteceram nesta semana os dois dias finais de testes coletivos preparatórios para a segunda temporada da história da Fórmula E, categoria de carros movidos 100% a eletricidade chancelada pela FIA, e da qual o brasileiro Lucas di Grassi é o primeiro vencedor de sua história. E no circuito de Donington Park, na Inglaterra, a equipe de Lucas, a Audi Sport ABT fez o lançamento de seu carro, o ABT-Schaeffler FE01.
Na “Temporada 2” da Fórmula E as equipes se inscreveram como construtoras, já que opowertrain, que é o conjunto formado por motor elétrico, câmbio e transmissão, têm construção livre. Em seu campeonato inaugural, a categoria forneceu os carros com o mesmo ‘trem-de-força’ às equipes participantes.
“A equipe trabalhou muito intensamente nos últimos meses não só na pista, mas também na sede. O centro de tudo é o novo motor elétrico, que no nosso caso foi desenvolvido com mais ênfase na eficiência, alta confiabilidade, desempenho e também com sistema de resfriamento mais eficiente”, aponta Lucas di Grassi.
Para Lucas, a categoria vai ficar ainda mais interessante. “Cada equipe está desenvolvendo sua própria tecnologia, e isso é extremamente importante não só para o futuro da competição, mas também da mobilidade sustentável, já que também passamos a servir de referência para a indústria”, destaca. “No nosso caso, temos um câmbio de apenas três marchas, um software de gerenciamento totalmente novo, e um motor com mais torque e eficiência do que o antecessor”, diz.
As cores do ABT-Schaeffler FE01 mudaram um pouco em relação ao carro da temporada 2014-2015. O verde-e-amarelo da Schaeffler está mais presente, dominando a pintura desde as rodas dianteiras até as asas traseiras. Na porção da frente, a equipe manteve o característico vermelho com toques de preto e amarelo, formando as cores da bandeira da Alemanha.
“Não deixa de ser uma combinação interessante. E ano passado mostramos que a dobradinha Brasil-Alemanha funcionou muito bem na Fórmula E”, diz Lucas, terceiro colocado na temporada de estreia e nos últimos testes da pré-temporada estabeleceu um novo recorde de tempo de volta no circuito de Donington.
“Estou muito satisfeito com o andamento das coisas até aqui. Temos andado bem nos testes, com direito a recorde de volta nos treinos anteriores. Estamos muito positivos em relação a esta nova temporada, e trabalhando bastante; vamos agora para os últimos testes antes da abertura da temporada em Pequim, e vamos fazer o possível para obter um bom resultado para representar bem o Brasil no campeonato da Fórmula E neste segundo ano”, concluiu.
abt, audi, câmbio, carro, cores, donington, formula e, lucas di grassi, motor, transmissão
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.