FE – Antonio Felix da Costa vence no Marrocos e assume liderança

Antonio Felix da Costa

Foi realizado neste sábado (29) no Circuito Internacional Moulay El Hassan o 2020 Marrakesh E-Prix, quinta etapa da sexta temporada da ABB Formula E. E pela terceira vez consecutiva, o piloto português Antonio Felix da Costa (DS Techeetah) marcou presença no pódio, porém agora, no degrau mais alto.

Após ter conquistado a Julius Baer Pole Position, Da Costa se manteve na ponta após a largada, e perseguido de perto pelo alemão Maximilian Guenther (BMW i Andretti Motorsport), até chegou a perder a liderança durante algumas voltas. Mas logo utilizou o MODO ATAQUE para recuperar a ponta e receber a bandeirada em primeiro.

A vitória bateu na trave em duas oportunidades (Da Costa foi 2º colocado em Santiago e Cidade do México), e desta vez o piloto português conseguiu vencer em Marraquexe, inclusive superando o “trauma” da temporada passada, onde acabou se envolvendo em um acidente com o então companheiro de equipe na BMW i Andretti Motorpsort, Alexandre Sims, e viu a vitória certa escapar.

Com a conquista, Antonio Félix da Costa agora é o novo líder do campeonato com 67 pontos, 11 a mais do que o neozelandês e ex-líder Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing), que largou em último e teve que fazer um prova de recuperação, na qual terminou em sexto lugar.

O brasileiro Lucas di Grassi também teve que fazer uma prova de recuperação, após ter largado na 13ª posição. O piloto da Audi Sport ABT Schaeffler terminou a corrida em sétimo, o suficiente para se manter entre os cinco pimeiros colocados do campeonato.

Já Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) outra vez teve dificuldades no treino classificatório e largou na 19ª colocação. Durante a prova, o brasileiro conquistou sofreu para conseguir algumas posições e fechou apenas em 17º, ficando outra vez fora da zona de pontuação.

CONFIRA COMO FOI O 2020 MARRAKESH E-PRIX
Largando na Julius Baer Pole Position, Antonio Félix da Costa se manteve à frente nas primeiras voltas, seguido por Maximilian Guenther. A largada não teve nenhum incidente, e o jovem holandês Nyck de Vries superou André Lotterer, assumindo a terceira colocação. Porém, o piloto da Mercedes Benz EQ acabou penalizado com um drive through, caindo para as últimas posições.

Após ter largado na 11ª posição, o atual bicampeão Jean-Eric Vergne deu inicio a uma série de ultrapassagens e em poucas voltas assumiu a sexta colocação. O piloto francês da DS Techeetah então soube utilizar o MODO ATAQUE no momento correto, e logo deixou para trás Sébastien Buemi (Nissan e.Dams), Edoardo Mortara (ROKiT Venturi Racing) e André Lotterer (Tag Heuer Porsche), alcançando a terceira colocação em 20 minutos de prova. Vale lembrar que JEV ficou ausente do primeiro treino livre em Marraquexe por conta de um problema de saúde (suspeita de coronavírus, que deu negativo).

Enquanto isso, Guenther se aproximou de Da Costa e conseguiu superá-lo, assumindo a liderança por algumas voltas. Mas o piloto alemão mencionou no rádio da equipe que suspeitava de que o português havia permitido a ultrapassagem para poder economizar energia, o que foi de fato confirmado algumas voltas mais tarde, quando Da Costa retomou a liderança usando o MODO ATAQUE e abriu uma boa diferença.

No meio do pelotão, Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing) superou os problemas que enfrentou durante o treino classificatório e já aparecia no Top-10, seguido pelo brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler).

Já Felipe Massa não conseguia impor um ritmo forte o suficiente para fazer uma prova de recuperação do nível de Evans e Di Grassi. Após ter largado em 20º, o piloto brasileiro da ROKiT Venturi racing chegou até a ocupar a 16ª posição durante algumas voltas, mas terminou na 17ª colocação.

Vergne e Guenther protagonizaram uma intensa batalha, com o piloto francês assumindo a segunda colocação a menos de cinco minutos do término da prova, enquanto Evans continuava sua escalada alcançando um impressionante sexto lugar.

Porém na volta final, Guenther fez uma manobra ousada e superou Vergne, recuperando a segunda colocação e evitando o segundo 1-2 da história da DS Techeetah na categoria de carros elétricos, enquanto Da Costa recebia a bandeira quadriculada confirmando sua terceira vitória na carreira na Fórmula E.

Ex-líder do campeonato, Evans terminou em sexto lugar, seguido por Di Grassi em sétimo. A volta mais rápida da prova foi de Pascal Wehrlein (Mahindra Racing), com 1:20.345.

A próxima etapa da ABB Formula E será em Roma, no dia 04 de abril, dando início a fase europeia da competição de carros 100% elétricos.

PILOTO DA DS TECHEETAH
ANTONIO FELIX DA COSTA
“A vitória de hoje foi por conta da equipe. Eles me deram um carro incrível e estamos trabalhando juntos para melhorar. A corrida foi realmente muito mais difícil do que parecia. Eu tive que ser muito corajoso e inteligente para fazer a jogada correta. A certa altura,tTive que deixar o Max se aproximar muito e pressioná-lo a usar energia extra, enquanto no segundo MODO DE ATAQUE consegui recuperar a liderança. No final, funcionou perfeitamente! Planejamos a corrida muito bem e todo o trabalho em Paris valeu a pena. Tiro o chapéu para o JEV hoje que, apesar de ter tido uma semana difícil, conseguiu um pódio para a equipe.”

PILOTO DA BMW I ANDRETTI MOTORSPORT
MAXIMILIAN GUENTHER
“Lutar contra os dois carros da DS TECHEETAH foi intenso. A corrida ficou muito emocionante quando o JEV me ultrapassou no final. Porém eu sabia que poderíamos fazer uma jogada, pois tinha uma vantagem energética sobre ele. Foi uma luta dura, mas ao mesmo tempo foi um jogo limpo. Acho que o que JEV fez hoje é impressionante. Eu tinha mais energia em relação a ele e isso fez a diferença nas últimas curvas. Além disso, Antonio foi inteligente em manter a liderança, então parabéns a ele!”

PILOTO DA DS TECHEETAH
JEAN-ERIC VERGNE
“Foi a corrida mais difícil de toda a minha carreira aqui na Fórmula E. Apesar de não ter participado dos treinos ontem, fiquei assistindo a tudo do hospital. Ainda não estava me sentindo bem hoje, mas a equipe fez um excelente trabalho. Durante a corrida, eu apenas abaixei a cabeça e dei tudo de mim. Quando meu engenheiro me disse no meio da corrida que eu estava em quarto lugar, eu não podia acreditar. Tive uma boa briga com Max no final, mas sabia ele acabaria me ultrapassando. Tentei defender o segundo lugar o máximo que pude, mas não tinha energia suficiente no carro. É um grande prazer voltar ao pódio.”

PILOTO DA AUDI SPORT ABT SCHAEFFLER
LUCAS DI GRASSI
“Mais uma corrida de recuperação, fizemos o possível hoje mas não conseguimos ter o resultado esperado. Ainda assim terminamos em sétimo, conquistando seis pontos muito importantes para o campeonato. No momento não temos o melhor carro, mas estamos trabalhando muito para conseguir melhorar, pois essa é a unica forma de brigar pelo título. Por enquanto, vamos marcando o máximo de pontos que conseguirmos, tentando fazer o melhor possível e com isso, seguimos na quinta colocação geral.”

PILOTO DA ROKIT VENTURI RACING
FELIPE MASSA
“Os problemas de frenagem realmente prejudicaram meu fim de semana, e durante alguns momento não fui capaz de frear o carro da maneira correta. Por conta disso, não pude usar a linha ideal da pista por diversas vezes. Precisamos analisar o carro porque ele estava muito diferente aqui em Marraquexe, comparando com outras corridas desta temporada. Se conseguirmos entender o problema, estou confiante de que conseguiremos alguns pontos nas próximas corridas.”

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Carro Dif.
1 Antonio Felix da Costa DS Techeetah DS 46m52.757s
2 Maximilian Guenther BMW BMW 11.427s
3 Jean-Eric Vergne DS Techeetah DS 12.034s
4 Sebastien Buemi e.dams Nissan 12.282s
5 Edoardo Mortara Venturi Mercedes 15.657s
6 Mitch Evans Jaguar Jaguar 16.335s
7 Lucas di Grassi Audi Audi 18.706s
8 Andre Lotterer Porsche Porsche 19.498s
9 Oliver Rowland e.dams Nissan 20.126s
10 Sam Bird Virgin Audi 20.295s
11 Nyck de Vries Mercedes Mercedes 20.557s
12 Robin Frijns Virgin Audi 22.373s
13 Jerome d’Ambrosio Mahindra Mahindra 22.785s
14 Daniel Abt Audi Audi 25.080s
15 Stoffel Vandoorne Mercedes Mercedes 25.969s
16 James Calado Jaguar Jaguar 26.528s
17 Felipe Massa Venturi Mercedes 27.486s
18 Neel Jani Porsche Porsche 44.476s
19 Brendon Hartley Dragon Penske 49.002s
20 Nico Muller Dragon Penske 53.075s
21 Oliver Turvey NIO NIO 59.969s
22 Pascal Wehrlein Mahindra Mahindra 1m13.414s
23 Ma Qinghua NIO NIO 1 volta
Alexander Sims BMW BMW

Campeonato:

Pos Piloto Pontos
1 Antonio Felix da Costa 67
2 Mitch Evans 56
3 Alexander Sims 46
4 Maximilian Guenther 44
5 Lucas di Grassi 38
6 Stoffel Vandoorne 38
7 Edoardo Mortara 32
8 Jean-Eric Vergne 31
9 Oliver Rowland 30
10 Sam Bird 29
11 Sebastien Buemi 27
12 Andre Lotterer 25
13 Nyck de Vries 18
14 Pascal Wehrlein 14
15 Robin Frijns 10
16 James Calado 10
17 Daniel Abt 8
18 Jerome d’Ambrosio 3
19 Felipe Massa 2
20 Brendon Hartley 2
21 Oliver Turvey 0
22 Nico Muller 0
23 Neel Jani 0
24 Ma Qinghua 0

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.