Fãs começam a pedir a cabeça de figura-chave na Mercedes

segunda-feira, 6 de março de 2023 às 16:49

Aston Martin melhor que Mercedes

A Mercedes pareceu incapaz de competir com as equipes de ponta mais uma vez na primeira corrida desta temporada de 2023.

Depois de lutar tanto em 2022 com o W13, esperava-se que a Mercedes voltasse para os testes de pré-temporada no Bahrain este ano com seus problemas resolvidos.

Para a surpresa de muitos fãs, além da cor, o W14 não pareceu muito diferente do W13, que lutava com um grande problema de quique e falta geral de desempenho.

Enquanto os Prateados parecem ter resolvido o problema dos quiques que lhes causaram tantos problemas no ano passado, o W14 ainda luta com o downforce do carro, principalmente em curva de média e alta.

O arrasto gerado pelas rodas traseiras, que segurava o carro nas retas no ano passado, aparentemente também foi resolvido, já que Hamilton teve a melhor máxima da corrida com 333,4 kph e Russell com 325,3 kph. A dúvida que fica é se a Mercedes resolveu mesmo o problema do arrasto, ou usou uma asa que lhe proporcionou menos downforce, especialmente na traseira, onde ambos os pilotos claramente tinham problemas de equilíbrio no meio das curvas e hesitavam na reacleração na saída das mesmas.

Após o abandono de Charles Leclerc da corrida, Hamilton terminou em P5, enquanto Russell voltou para casa em P7, com o W14 parecendo muito longe de desafiar Red Bull, apesar de não ficar tão distante da Ferrari e da Aston Martin.

Fãs descontentes

Essa falha em melhorar significativamente em relação à temporada de 2022 irritou muitos fãs da Mercedes e de seus pilotos, que agora estão começando a “pedir a cabeça” do diretor técnico da equipe, Mike Elliott.

“Mike Elliott precisa se retirar depois disso. Sua posição é insustentável”. “Não dá mais para ele”. Toto Wolff precisa demiti-lo imediatamente,” foram frases muito lidas em redes sociais e fóruns de internet desde o final da corrida de ontem.

Como diretor técnico, teria sido decisão de Elliott manter o desenho do sidepod zero e tudo que vem junto com ele nesta temporada, apesar da Red Bull, Ferrari e Aston Martin terem outro tipo de conceito em seus carros após a introdução do efeito-solo.

Houve centenas de tweets de fãs da Mercedes desde o GP do Bahrain pedindo a demissão de Elliott, considerando o desempenho da equipe simplesmente inaceitável na primeira corrida da temporada.

A Aston Martin é um cliente de motores, câmbio e parte da suspensão traseira da Mercedes, portanto, para a equipe passar de P7 na temporada passada para ser mais rápida que os Prateados, como resultado puro do desenho de seu carro, parece ser um verdadeiro chute na cara de Elliott.

“A Aston realmente nos ultrapassou quando eles estavam 1,5 segundos atrás de nós no ano passado. É preciso haver uma revisão na Mercedes e uma caça furtiva agressiva, começando com a demissão de Mike Elliott”, twittou outro fã descontente da Mercedes.

O chefe da equipe, Toto Wolff, já admitiu que sua equipe cometeu um erro, com a Mercedes pronta para explorar uma rota de desenvolvimento diferente, tendo visto o quão atrás de seu principal rival estão atualmente. Qual será essa rota ninguém sabe ainda.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.