F4 – Gianluca Petecof estreia no Italiano em Vallelunga

sexta-feira, 3 de maio de 2019 às 14:14

Gianluca Petecof

Depois de começar com vitória a temporada 2019 no Alemão de Fórmula 4, o piloto brasileiro Gianluca Petecof disputa neste fim de semana a rodada tripla que abre o Italiano da categoria, no circuito de Vallelunga, nas proximidades de Roma.

Em 2018, o piloto da Academia Shell Racing foi o melhor estreante no Italiano e ainda venceu sua primeira corrida, em Mugello. Agora, depois de uma série de treinamentos e com a experiência de uma temporada como integrante do programa de desenvolvimento da Ferrari, o pensamento é total no título.

Em Vallelunga, o brasileiro de 16 anos encara um traçado de 4.085 metros no qual a maioria das curvas é de alta velocidade, mas existe um miolo com duas curvas de 180 graus muito lentas.

As etapas do Italiano têm três corridas, uma no sábado e duas no domingo, mas, diferentemente do Alemão, os dois treinos classificatórios determinam todos os grids: o primeiro decide as posições de largada da prova 1, enquanto a segunda sessão define as colocações para as demais corridas – o melhor tempo, para o grid da segunda corrida, e a segunda melhor marca, para a terceira.

O grid da categoria é um dos mais numerosos e competitivos do mundo, com 37 pilotos de 19 nacionalidades e 14 equipes diferentes. No ano passado, sete pilotos terminaram a temporada com vitórias nas 21 corridas disputadas.

A corrida de sábado terá sua largada às 13h (de Brasília), enquanto as demais, no domingo, começam às 5h10 e 12h15, sempre com transmissão ao vivo do site oficial da categoria (http://f4championship.com).

O que disse Gianluca Petecof:

“Nosso objetivo é bastante claro: é vencer. Semana passada, na abertura do Alemão, cumprimos esse objetivo na primeira corrida ao vencer com 14 segundos de vantagem, um recorde, mostrando nossa força e nosso potencial. Para este fim, de semana, o objetivo não é vencer apenas uma, mas mostrar consistência e principalmente lidar melhor com certas situações, um dos pontos fracos da última semana, quando poderíamos ter saído líderes do campeonato com boa vantagem, mas não pontuei nas corridas 2 e 3. É firmar nosso potencial, aproveitar que no Italiano os treinos determinam todos os grids e largar na nossa posição real”

Programação da etapa* (horários de Brasília):

Sexta-feira, 3 de maio
4h50 – Primeiro treino livre
9h40 – Segundo treino livre

Sábado, 4 de maio
6h05 – Classificação 1
6h30 – Classificação 2
13h – Corrida 1

Domingo, 5 de maio
5h10 – Corrida 2
12h15 – Corrida 3

*sujeita a alterações


Calendário do Italiano de F4:

4 e 5 de maio – Vallelunga
18 e 19 de maio – Misano
6 e 7 de julho – Hungaroring (Hungria)
13 e 14 de julho – Spielberg (Áustria)
31 de agosto e 1º de setembro – Imola
5 e 6 de outubro – Mugello
19 e 20 de outubro – Monza

[the_ad id=”237860″]

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.