F3 Européia – Derani marca pontos na corrida 3 e sobe no campeonato

terça-feira, 26 de março de 2013 às 12:16

Pipo Derani

O clima chuvoso deste domingo (24) não facilitou o trabalho dos competidores nas duas corridas que encerraram a primeira etapa da temporada 2013 da FIA F-3 Europeia e contou com a participação de 30 pilotos. A pista molhada do circuito de Monza, na Itália, ficou escorregadia e ocasionou muitos incidentes. Representante da Fortec Motorsports, o paulista Pipo Derani chegou a cruzar a linha de chegada da corrida 2 entre os Top 10, mas foi penalizado em 10 segundos e perdeu posições, caindo de nono para 19º. Na corrida 3, Pipo largou em quinto e permaneceu na posição até a prova ser cancelada, em virtude da chuva forte. Com o resultado, o brasileiro abriu sua pontuação no campeonato, aparecendo em 11º lugar na tabela, com 5 pontos.

Por conta da chuva torrencial, a corrida da manhã teve início com Safety Car e a pista só foi liberada após quatro voltas. Com o asfalto molhado, o spray d’água formado com a passagem dos carros prejudicou a visibilidade dos pilotos e muitos acabaram rodando ou saindo da pista.

Nos últimos cinco minutos da prova, um grave acidente envolvendo Måns Grenhagen, Jordan King e William Buller obrigou uma nova entrada do Safaty Car, que permaneceu na pista até fim o da disputa. Todos os envolvidos saíram ilesos.

Pipo Derani terminou a prova em nono lugar, completando as 14 voltas em 37min28s610, mas foi penalizado em dez segundos porque sua luz de chuva estava muito fraca e o carro #12 caiu para 19º lugar na classificação. “A direção de prova concluiu que eu era um perigo para outros competidores. Uma pena!”, desabafou o jovem de 19 anos, que na prova de sábado (23), que abriu a rodada, terminou em 11º.

Na corrida 2, o pole position Pascal Wehrlein e Raffaelle Marciello travaram uma disputa acirrada pela primeira posição. Wehrlein levou a melhor e Tom Blomqvist completou o pódio ao cruzar a linha de chegada em terceiro.

O tempo não mudou para a terceira corrida e a condição de pista molhada se tornou perigosa para dar continuidade à disputa. Os organizadores optaram por cancelar a prova logo na oitava volta. “Nesta última corrida não completamos 75% de prova e perdemos alguns pontos que seriam importantes. Foi um final de semana difícil e complicado, mas estamos rápidos e preparados para o próximo”, disse Derani, que largou em quinto no grid, manteve a posição e, com o resultado, abriu sua pontuação no campeonato com cinco pontos – aparecendo em 11º lugar na tabela.

Marciello e Wehrlein, respectivamente, subiram nos lugares mais altos do pódio mais uma vez. O terceiro colocado foi Alex Lynn.

O suiço Raffaelle Marciello é o atual líder com 55,5 pontos – 6,5 de vantagem para o vice, o alemão Pascal Wehrlein. Único brasileiro inscrito no campeonato, Derani aparece em 11º na tabela, com 5 pontos. A briga pelo título continua na próxima rodada tripla da segunda etapa, em Silverstone, na Inglaterra, nos dias 13 e 14 de abril.

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.