F3 European Open: Yann Cunha estreia em Spa largando da quarta fila

sexta-feira, 24 de junho de 2011 às 20:28

f311-vcorrea-350_copy_copyO brasileiro Yann Cunha obteve nesta sexta-feira o sétimo lugar no treino classificatório para a terceira rodada dupla do European F-3 Open, que está sendo realizada neste fim de semana no seletivo circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Piloto da equipe T-Sport na F-3 Inglesa, o atual Campeão Sul-Americano da categoria faz neste fim de semana sua estreia pela equipe espanhola Hache Team, e já se mostrou competitivo em seu primeiro contato com uma das pistas mais difíceis do automobilismo internacional.

“Tenho boa experiência na Fórmula 3, mas estreia é sempre estreia, e por isso considero positivo esse sétimo lugar. Trabalhamos bem ao longo do dia e isso nos abre uma perspectiva positiva para a corrida. Temos um grid de 20 carros, por isso largar bem posicionado é um passo importante na busca por boas posições durante a corrida”, comentou Cunha.

Yann ressaltou o fato da programação do European F-3 Open ter poucos treinos, o que faz com que o entrosamento entre piloto e equipe seja ainda mais importante – principalmente em pistas longas e difíceis como Spa. E contou que o normalmente instável clima na região do circuito belga foi mais um complicador nessa fase de adaptação.

“Como os tempos de volta em Spa são muito altos, ainda mais nas condições que andamos hoje, não dá para mexer muito no carro. Por isso o entrosamento com a equipe, algo que eu naturalmente ainda estou buscando nessa etapa, é fundamental. Além disso, não consegui dar uma volta limpa, porque saía com pneus para pista seca, e chovia. E quando saía com pneus de chuva, a pista secava. Por isso fiquei tão satisfeito com esse sétimo tempo”, encerrou Yann Cunha.

Victor Corrêa – O outro brasileiro vai largar da sexta fila. No treino classificatório o representante de Alfenas, sul de Minas Gerais teve problemas com o seu carro e fez apenas o 12º tempo, quase dois segundo atrás do mais rápido da tomada de tempos.

“Foi incrível, difícil de acreditar. Na hora que entramos na pista já vi que o carro não andava. Como foi a primeira vez que andamos no seco, tentei forçar, mas o carro não ia. Com certeza não foi só acerto de chassi, que não estava excelente. Levar este tempo todo é um problema grave de motor. Vamos verificar se o problema é mecânico ou de eletrônica”, desabafou Victor, que foi muito mais rápido do que os 19 concorrentes nos dois treinos livres da manhã, realizados sob chuva.

“Bem que eu disse que a classificação ia ser uma loteria se fosse no seco. Só não imaginava que eu estaria com o pior bilhete. Talvez até na chuva eu não repetisse o meu desempenho, pois é nítido que aconteceu alguma coisa com o motor”, comentou. Na hora em que o mineiro parou nos boxes para tentar algum reparo em seu monoposto, faltando dez minutos para o encerramento da classificação, começou a chover e ninguém permaneceu na pista.

“Agora tenho que pensar no campeonato. Amanhã vou tentar ganhar algumas posições para pelo menos me manter em quarto no campeonato, para tentar arriscar mais na corrida de domingo”, planeja Victor Corrêa, que até hoje teve como pior resultado em sua pista preferida uma segunda colocação.

A programação da terceira etapa do European F-3 Open prevê a realização da primeira corrida da rodada dupla às 11h40 deste sábado. O fim de semana termina com uma prova às 7h10 no domingo. Veja o grid completo para a primeira corrida em Spa-Francorchamps:

1) William Vermont (França), 2min17s879 (média 182,9 km/h);
2) David Fumanelli (Itália), 2min17s905;
3) Alex Fontana (Suíça), 2min18s198;
4) Fábio Gamberini (Brasil), 2min18s486;
5) Fernando Monje (Espanha), 2min18s653;
6) Niccolo Schiro (Itália), 2min18s683;
7) Yann Cunha (Brasil), 2min18s802;
8) Matteo Beretta (Itália), 2min18s899;
9) Sam Dejonghe (Bélgica), 2min18s963;
10) Noel Jammal (Líbano), 2min19s151;
11) Juan Sistos (México), 2min19s510;
12) Victor Corrêa (Brasil), 2min19s849;
13) Jesus Rios (Estados Unidos), 2min20s276;
14) Matteo Davenia (Itália), 2min20s785;
15) Luca Orlandi (Itália), 2min21s088;
16) Matteo Torta (Itália), 2min21s394;
17) Francisco Diaz (Colômbia), 2min21s431;
18) Pedro Quesada (Espanha), desqualificado;
19) Johan Jokinen (Dinamarca), sem tempo;
20) Luis Villalba (Espanha), sem tempo.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.