F2000 – Lorena tem fim de semana de aprendizado em Road Atlanta

quarta-feira, 15 de maio de 2013 às 12:55

Roberto Lorena

O brasileiro Roberto Lorena  participou no último fim de semana da segunda rodada dupla da F-2000 Championship Series, no circuito de Road Atlanta. Embalado pelos bons resultados obtidos na etapa de abertura, em Virginia, as expectativas eram altas.

“Desde o primeiro treino realizado na quinta feira, a equipe apresentou um carro muito bom e rápido. Fizemos poucos ajustes ao longo do final de semana, trabalhando mais com a parte aerodinâmica. A pista de Road Atlanta tem duas longas retas, com várias trechos de alta, então focar em velocidade final tem seu retorno, apesar de dificultar as curvas mais lentas. Iniciamos as atividades com um décimo lugar, mas logo subimos para terceiro ao final do primeiro dia de treinos.”

Competindo diante de dezenas de pilotos veteranos na categoria, o piloto de apenas 17 anos mostrou uma evolução gradativa nos treinos, representada em uma boa quinta posição na primeira corrida, sucedida pela quarta colocação no grid de largada da prova complementar.

“Mesmo obtendo um bom resultado durante a pré temporada na pista, a categoria é muito competitiva e vimos que temos que sempre dar o melhor para estar na frente do pelotão. Sinto que melhorei muito ao longo das sessões, e isso fica nítido com os resultados obtidos. A corrida de sábado foi positiva para nós, conseguimos terminar no “top 5″, nos mantendo bem para o campeonato.”

Apesar de ficar entre os cinco melhores, Lorena não se deu por satisfeito, uma vez que havia vencido duas corridas na pré-temporada. “Entre sábado e domingo definimos alguns pontos que eu deveria trabalhar na pista, os quais nos ajudariam a avançar um pouco mais no grid. Todos nós da HP Tech ficamos muito contentes com o resultado da tomada de tempos, um quarto lugar, pois, mesmo perdendo a melhor volta devido a um erro de cálculo na quantidade de combustível, vimos que tínhamos totais condições para brigar pelo pódio. Durante a largada consegui manter a minha posição, e seria apenas uma questão de levar o carro até as últimas voltas para partir para o ataque.”

Contudo, um acidente involuntário abreviou a corrida de Lorena na primeira volta, ao ser atingido por trás por um rival e, sem controle do carro, bater no muro. Apesar dos poucos danos materiais, o acidente tirou do ituano pontos importantes no campeonato. “Infelizmente, automobilismo não é um esporte no qual se pode fazer muitas previsões e, devido a um erro de outro piloto, acabamos vendo as chances de mais um bom resultado indo por água abaixo com uma batida na reta logo na primeira volta. É frustrante ter de abandonar a prova quando sabíamos quais eram as condições. O outro piloto acabou fazendo um erro de cálculo, colocou o carro na grama, tocou a traseira do meu, e fomos os dois para o muro”

O objetivo para a próxima corrida, em Lime Rock, é não só recuperar o prejuízo, como subir novamente no pódio. “O nosso foco agora é consertar o carro, que não sofreu grandes danos, e recuperar estes pontos perdidos em Lime Rock. Na mesma pista tive meu melhor resultado do ano passado competindo pela F1600, e a equipe ganhou uma das corridas da F2000. As expectativas são boas, e o objetivo vai ser de ganhar, como sempre.”

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.