F2 – Sette Câmara fez sua estreia na pista que consagrou Ayrton Senna

sábado, 27 de maio de 2017 às 16:20
Sette Câmara

Sette Câmara

Terminou neste sábado (27) a terceira rodada do Campeonato Mundial de F2. A rodada dupla foi disputada nas ruas de Monte Carlo, em Mônaco, e foi marcada pela estreia do piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara no mais tradicional circuito de ruas do mundo.

Tendo como uma de suas especialidades as provas de rua, fator comprovado pelos bons resultados de Sérgio em Pau (FRA) e Macau (CHI), quando ainda competia pela F3, o piloto brasileiro naturalmente cultivou uma boa expectativa com relação aos resultados que poderia acumular nas duas provas deste fim de semana.

Com um cronograma diferente das demais etapas do Campeonato as atividades em Mônaco começaram na quinta-feira, com os treinos livres e a tomada de tempos. Sérgio, apesar de ter feito várias sessões em simulador para conhecimento do traçado, nunca tinha efetivamente pilotado nas ruas do principado e, com isso, utilizou cada segundo do único treino livre para assimilar os detalhes do circuito e preparar o carro para a classificação.

Na tomada de tempos, quando saiu com seu primeiro jogo de pneus, o piloto acreditava ter um bom carro e chegou a liderar a sessão. Mas, momentos depois, passou a sentir algum problema que não o permitia fazer voltas rápidas e, infelizmente, ficou com a última posição do grid.

Em uma pista quase impossível de se ultrapassar, Sérgio e a equipe estudaram bastante uma boa estratégia e, com isso, seguiram para a primeira prova, que foi disputada na manhã desta sexta-feira. Após boa largada Sérgio ganhou duas posições e passou a seguir o pelotão no 18º lugar. Ainda sem ter um bom ritmo Sette Câmara pelo menos conseguia acompanhar o pelotão. Nesse momento, então, começou a fazer diferença a estratégia. Com um pit stop prematuro o piloto colocou pneus macios e seguiu para a pista. Duas voltas mais tarde, em uma situação de safety car, vários carros foram para os boxes e, com isso, o brasileiro ganhou várias posições. Mesmo sem ação para ultrapassar os adversários o piloto de 19 anos conseguiu ganhar várias posições. A seis voltas para o fim, nova entrada do carro de segurança e, na relargada, Sette Câmara já aparecia no 10º lugar. A esta altura, já na zona de pontuação, o piloto ainda tentava buscar o nono lugar quando, de repente, uma peça de seu carro se rompeu e ele teve de abandonar a corrida.

“Nosso carro estava com o diferencial quebrado desde o treino livre. A equipe só conseguiu detectar o problema depois da tomada, por isso fui tão mal. O carro não tracionava direito nas curvas. Parecia que tinham resolvido para a corrida, mas, não consertaram o problema completamente e, com isso, a peça não aguentou a corrida toda a acabou quebrando o semi-eixo. Fiquei muito desapontado”, explicou o piloto.

Neste sábado, então, foi disputada a segunda corrida da rodada. Sérgio, partindo novamente do final do pelotão, não tinha muita expectativa. Numa prova onde a parada nos boxes não era obrigatória, ficava difícil arquitetar uma estratégia de recuperar posições. Após novamente uma boa largada o piloto ganhou uma posição e, em seguida, posicionou-se junto ao pelotão. A corrida teve como seu ponto alto a primeira metade das voltas quando, sob muita pressão de Charles Leclerc, líder do Campeonato, Sérgio conseguiu garantir a sua posição e não dar chance de ultrapassagem para o piloto monegasco. Mesmo com um carro que não tinha um bom rendimento Sette Câmara conseguiu se manter na pista até o final e recebeu a bandeira quadriculada na 14ª posição.

“Realmente fiquei muito decepcionado nesse fim de semana. O time não conseguiu resolver o problema do diferencial e isso não me permitiu andar bem em nenhum momento do fim de semana. Não tive condições de realizar um bom trabalho. Só me resta assimilar o aprendizado, que certamente vou usar nos próximos anos, e já pensar na corrida do Azerbaijão, que será disputada daqui um mês”, completou.

RÁDIO COM A EQUIPE VIRALIZOU NA INTERNET

Um fato relacionado à Sérgio movimentou também os sites especializados neste fim de semana. Após a divulgação de uma conversa de rádio dele com a equipe, durante a corrida de sexta-feira, gerou constrangimento para alguns e indignação para outros. “Quem estava ao rádio comigo naquele momento era meu coach Tom Dilmann. Foi ao ar apenas uma parte da conversa. De qualquer forma é minha obrigação passar para o time o que está acontecendo com o carro. Tenho acima de tudo uma amizade muito grande com o Tom e, entre nós, é normal a comunicação bem informal. Não acho que teve nada demais e, se não tivessem colocado isso na transmissão, com certeza eu não iria nem me lembrar depois da corrida”, explicou, de forma muita tranquila, o brasileiro.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.