F2 – Punição tira vitória de Hadjar na sprint race

sábado, 23 de março de 2024 às 10:50

Isack Hadjar

Vários pilotos foram penalizados após a conclusão da sprint race da Fórmula 2 em Melbourne.

Isack Hadjar recebeu uma punição de 10 segundos depois de ser considerado culpado por uma colisão com seu companheiro de equipe Josep María Martí e Gabriel Bortoleto (Invicta Racing) no início da prova.

Os comissários conversaram com os três pilotos envolvidos e examinaram as evidências de vídeo antes de determinar que o francês se moveu significativamente para a direita tentando ultrapassar Roman Stanek à sua frente, sem perceber que Martí tinha uma parte significativa de seu carro ao seu lado.

Este movimento fez com que Martí se deslocasse para a direita e por isso ele tocou em Bortoleto, provocando uma segunda colisão. Os comissários determinaram que Hadjar era o principal culpado e aplicaram uma punição de 10 segundos.

Isso significa que Hadjar perde a vitória e cai para sexto, promovendo Stanek (Trident) ao primeiro lugar. Dennis Hauger (MP Motorsport) fica em segundo e Kush Maini (Invicta Racing) sobe para terceiro.

Com isso, o piloto indiano também sobe para o terceiro lugar no campeonato de pilotos, agora com 33 pontos.

Além disso, Oliver Bearman também recebeu uma penalização de 10 segundos por empurrar Joshua Duerksen (PHM AIX Racing) para fora da pista.

Depois que os comissários ouviram ambos os pilotos e examinaram todas as evidências de vídeo disponíveis, elas mostraram que Bearman estava ao lado de Duerksen na tangência e na saída da curva 4.

Apesar do piloto da Prema Racing ter lutado de maneira controlada, ele não deixou um espaço justo e aceitável para Duerksen na saída da curva.

Isso significa que Bearman cai de oitavo para 15º lugar na classificação, promovendo Zak O’Sullivan (ART Grand Prix) à oitava posição e lhe dando o último ponto da sprint race.

Finalmente, Jak Crawford perdeu cinco posições no grid para a feature race de amanhã, depois que os comissários descobriram que ele não tinha o número correto de pneus para cumprir o regulamento esportivo.

Os comissários analisaram extensivamente o caso, e tendo discutido a situação com um delegado técnico, concluíram que durante a classificação, Crawford inutilizou os pneus traseiros esquerdos de ambos os jogos de compostos “opcionais” por razões de segurança.

Foi determinado que não houve motivos de força maior, portanto o carro 7 não pode cumprir o regulamento. Ele perderá cinco posições na feature race, pois é quando o pneu deve ser usado.

 

LS - www.autoracing.com.br

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