F2 – Pourchaire vence na Hungria com Enzo em 2º e se aproxima de Drugovich

domingo, 31 de julho de 2022 às 8:20

Theo Pourchaire

Theo Pourchaire aproveitou uma largada rápida e um pit stop rápido de sua equipe para vencer a corrida principal da Fórmula 2 na Hungria e diminuir a liderança do campeonato de Felipe Drugovich para 21 pontos.

O piloto da ART subiu para o segundo lugar na largada e depois ficou à frente de Marcus Armstrong nos boxes. Isso o colocou na liderança da corrida e, uma vez que os outros completaram o pit stop, ele nunca mais saiu da frente.

Enzo Fittipaldi terminou em segundo com o pole Ayumu Iwasa em terceiro. Drugovich só conseguiu terminar em nono lugar marcando dois pontos, deixando sua liderança no campeonato parecendo vulnerável quando a categoria se aproxima das férias de verão.

Quando as luzes se apagaram, Iwasa foi imediatamente superado por Armstrong, que assumiu a liderança na corrida até a primeira curva. Pourchaire também ganhou um lugar sobre Iwasa para passar para segundo.

Iwasa ficou com Pourchaire e tentou pressioná-lo pelo segundo lugar, enquanto, mais atrás, Enzo Fittipaldi ultrapassou Frederick Vesti do lado de fora da curva dois para o quinto lugar. Iwasa parou ao lado do ART por fora, aproximando-se da curva dois na volta sete, mas Pourchaire se defendeu com sucesso do ataque.

Eventualmente, os líderes fizeram seu pit stop na nona volta, com o líder Armstrong, Pourchaire e Iwasa parando juntos. ART lançou Pourchaire rápido o suficiente para vê-lo ficar à frente de Armstrong e assumir a próxima liderança da corrida, com Iwasa também superando o piloto da Hitech para segundo.

Tendo ficado de fora por duas voltas extras com pneus dianteiros muito granulados, Fittipaldi acabou parando na volta 11 e voltou ao circuito atrás de Pourchaire e à frente de Iwasa em um segundo lugar líquido. Iwasa lutou muito para chegar à frente de Fittipaldi, mas logo teve que absorver a pressão de Felipe Drugovich atrás.

Vesti assumiu a liderança, segurando seus pneus médios o máximo que pôde. Eventualmente, ele parou na volta 26, entregando a liderança para Liam Lawson, que ainda não havia parado. Três voltas depois, Lawson finalmente parou, permitindo que Pourchaire herdasse a liderança da corrida pela primeira vez com Fittipaldi e Iwasa atrás.

As nuvens sobre Hungaroring começaram a borrifar leves gotas de chuva no circuito, mas não o suficiente para causar sérias dificuldades aos pilotos. Com pneus macios novos, Vesti começou a subir na ordem, passando Drugovich e Armstrong pelo quarto lugar e começar a pressionar Iwasa na frente.

Na frente, Pourchaire manteve a calma para levar a bandeira quadriculada e sua terceira vitória da temporada. Fittipaldi pareceu sofrer uma perda de potência na última volta e perdeu segundos para Pourchaire na última volta, mas se segurou para cruzar a linha em segundo lugar, com Iwasa completando o pódio mantendo-se à frente do rápido Vesti nas últimas voltas.

Juri Vips terminou em quinto, passando o companheiro de equipe Armstrong nas últimas voltas. Lawson conquistou o sétimo lugar à frente de Richard Verschoor, com Drugovich acrescentando apenas dois pontos à sua contagem do campeonato em nono. Logan Sargeant completou os pontos em décimo lugar.

Classificação da prova:

Pos Carro Piloto Equipe
1 10 Theo Pourchaire ART
2 22 Enzo Fittipaldi Charouz
3 17 Ayumu Iwasa DAMS
4 9 Frederik Vesti ART
5 8 Juri Vips Hitech
6 7 Marcus Armstrong Hitech
7 5 Liam Lawson Carlin
8 20 Richard Verschoor Trident
9 11 Felipe Drugovich MP
10 6 Logan Sargeant Carlin
11 2 Jehan Daruvala Prema
12 12 Clement Novalak MP
13 23 Cem Bolukbasi Charouz
14 24 David Beckmann Van Amersfoort
15 4 Marino Sato Virtuosi
16 16 Roy Nissany DAMS
17 21 Calan Williams Trident
18 25 Amaury Cordeel Van Amersfoort
19 1 Dennis Hauger Prema
14 Olli Caldwell Campos
15 Roberto Merhi Campos
Jack Doohan Virtuosi

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.