F2 – Iwasa supera Drugovich na última corrida do ano em Abu Dhabi

domingo, 20 de novembro de 2022 às 8:25

Ayumu Iwasa

Ayumu Iwasa segurou Felipe Drugovich em uma luta no final da corrida pela vitória na Feature Race em Yas Marina. A dupla lutou com um segundo de diferença nas últimas cinco voltas, com Iwasa se defendendo de uma tentativa na última volta do piloto reserva da Aston Martin para vencer.

Liam Lawson encerrou um forte fim de semana com o P3 depois de vencer a Sprint Race no sábado. Logan Sargeant também garantiu sua vaga na Williams F1 para 2023, terminando em quinto na Feature Race e em quarto no Campeonato de Pilotos, ganhando a quantidade necessária de pontos da superlicença.

Iwasa liderou da pole no primeiro stint, enquanto Drugovich progrediu do quarto lugar no grid. Ele ultrapassou Theo Pourchaire na curva 1 e Roy Nissany com DRS nas primeiras cinco voltas para iniciar a luta pela vitória.

Lawson fez o undercut funcionar. O júnior da Red Bull largou em nono, mas optou por ser o primeiro com pneus macios a fazer o pit stop obrigatório na volta 8. Sua parada precoce e subsequente velocidade no composto médio o colocaram à frente de Nissany, Dennis Hauger e Pourchaire após sua respectivas paradas.

Jack Doohan foi o piloto mais bem colocado no grid a optar pela estratégia alternativa, largando de médios e buscando uma mudança tardia para os macios. Ele liderou desde a volta 10, liderando por mais tempo, mas a tarde do piloto da Alpine acabou após sua parada. Voltando ao circuito, seu pneu dianteiro esquerdo se soltou. Tendo parecido pronto para chegar ao quinto lugar, ele foi forçado a desistir na volta 28.

Um Safety Car virtual a três voltas do fim deu a Drugovich a chance de se aproximar de Iwasa com melhor vida útil do pneu. Depois de tentar uma passagem por fora da curva fechada da Curva 9 na penúltima volta, o piloto da MP tentou o mesmo movimento na volta final. A pilotagem defensiva dura, mas justa, de Iwasa deixou Drugovich do lado de fora e sem espaço para roubar a vitória a apenas algumas curvas da bandeira quadriculada.

O resultado deu à MP Motorsport seu primeiro campeonato de equipes de Fórmula 2, com a Carlin ultrapassando a ART Grand Prix pelo segundo lugar no último dia da temporada.

Classificação da prova:

Pos Carro Piloto Equipe
1 17 Ayumu Iwasa DAMS
2 11 Felipe Drugovich MP
3 5 Liam Lawson Carlin
4 1 Dennis Hauger Prema
5 6 Logan Sargeant Carlin
6 25 Amaury Cordeel Van Amersfoort
7 20 Richard Verschoor Trident
8 8 Juri Vips Hitech
9 7 Marcus Armstrong Hitech
10 16 Roy Nissany DAMS
11 9 Frederik Vesti ART
12 12 Clement Novalak MP
13 2 Jehan Daruvala Prema
14 22 Enzo Fittipaldi Charouz
15 4 Marino Sato Virtuosi
16 21 Zane Maloney Trident
17 24 Juan Manuel Correa Van Amersfoort
18 23 Tatiana Calderon Charouz
19 10 Theo Pourchaire ART
14 Olli Caldwell Campos
3 Jack Doohan Virtuosi
Ralph Boschung Campos

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.