F2 – Hadjar se recupera e vence a feature race na Austrália

domingo, 24 de março de 2024 às 11:04

Isack Hadjar

Foi o dia da redenção para Isack Hadjar, da Campos Racing, ao conquistar sua segunda vitória na Fórmula 2 na feature race de Melborune.

Depois de perder a vitória na sprint race devido a uma punição pós-corrida, o francês teve uma pilotagem precisa até o degrau mais alto do pódio, batendo Paul Aron (Hitech Pulse-Eight) e Zane Maloney (Rodin Motorsport), que terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Dennis Hauger fez uma largada perfeita para liderar Andrea Kimi Antonelli na curva 1. Mais atrás, um toque entre Zak O’Sullivan e Roman Stanek fez o vencedor da sprint rodar e o deixou em último. O piloto da ART Grand Prix recebeu uma punição de 10 segundos pelo incidente.

Mais adiante na primeira volta, Antonelli mergulhou por dentro do pole para tomar a liderança na curva 11, mas o piloto da MP deu o troco na volta seguinte com o DRS na curva 9.

Uma escapada de Maloney na saída da curva 12 deu a Kush Maini todo o impulso que precisava para ficar em terceiro, e o piloto da Invicta Racing subiu para segundo na volta 6 depois de ultrapassar Antonelli antes da curva 9 no giro seguinte.

Houve um breve safety car virtual na volta 7 para retirar o carro de Joshua Duerksen (PHM AIX Racing) depois de um toque com O’Sullivan na curva 13.

A ação foi retomada e Maini estava forte graças aos pneus médios em melhor forma do que os supermacios. Ele tirou a liderança de Hauger na volta 9 com DRS antes do norueguês fazer sua parada obrigatória e sair do top 10.

O dia do pole acabou pouco depois, quando ele bateu na curva 6 e provocou um safety car virtual na volta 11.

Isack Hadjar fez seu pit-stop antes do VSC ser acionado e retornou à frente de Antonelli em oitavo. O safety car completo então foi necessário para retirar o carro de Hauger.

A relargada ocorreu na volta 15 com Maini à frente de outros cinco pilotos que ainda não haviam parado. Hadjar era o líder efetivo em sétimo, tendo feito a troca de composto, com Antonelli logo atrás.

Hadjar ultrapassou Taylor Barnard, que ainda não parou, colocando um carro entre ele e seu rival mais próximo. O francês avançou na volta seguinte, tomando o quinto lugar de Enzo Fittipaldi na curva 9.

O avanço do piloto de Campos continuou às custas de Stanek na volta 20, superando facilmente o piloto da Trident com DRS na reta oposta.

Antonelli finalmente ultrapassou Barnard, mas a dupla perdeu para Paul Aron, que forçou passagem na curva 12 e se colocou em sétimo à frente do italiano.

Após ultrapassar o companheiro de equipe Ritomo Miyata, Maloney foi o próximo a deixar Barnard para trás, subindo para nono e partindo em perseguição ao piloto da Prema.

Na volta 24, Stanek lutava para se manter à frente de Fittipaldi, mas o piloto do VAR ficou sem espaço na curva 4 e perdeu posições para Aron, Antonelli e Maloney.

Os três conseguiram ultrapassar o carro da Trident antes do final da volta, embora a luta tenha permitido que Hadjar abrisse cinco segundos de vantagem.

Na volta seguinte, Maloney usou o DRS para passar Antonelli, conquistando efetivamente o último degrau do pódio.

Ainda sem parar, Jak Crawford vinha estabelecendo os tempos mais rápidos e alcançou Maini a três voltas do fim. O piloto da DAMS assumiu temporariamente a liderança, mas entrou no final da volta junto com o indiano.

Suas paradas deram a liderança da corrida a Hadjar, que se manteve afastado de Aron para garantir a vitória. O segundo lugar do piloto da Hitech foi seu terceiro pódio da temporada, com Maloney, líder do campeonato, em terceiro.

Antonelli terminou em quarto, seguido por Miyata, Richard Verschoor, Franco Colapinto, Rafael Villagómez, Victor Martins e Oliver Bearman, que fecharam o top 10.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.