F2 – Ayumu Iwasa obtém sua primeira vitória na França

domingo, 24 de julho de 2022 às 8:25

Ayumu Iwasa

Ayumu Iwasa venceu a corrida de Fórmula 2 em Le Castellet, sua primeira vitória de domingo na categoria e uma vitória em casa para sua equipe Dams.

Logan Sargeant havia conquistado a pole por apenas alguns milésimos sobre Iwasa, com Jack Doohan e Frederick Vesti começando na fila atrás deles. Sargeant teve um começo terrível, enquanto Doohan fugiu na liderança, rebaixando Sargeant para terceiro, enquanto Théo Pourchaire e Frederick Vesti lutavam entre si.

Iwasa assumiu a liderança da corrida na reta para as curvas oito e nove, ultrapassando Doohan com confiança na chicane. No entanto, um Safety Car foi chamado após o carro de Marino Sato ficar parado na pista na curva oito.

Sato não foi o único incidente, depois que David Beckmann e Marcus Armstrong colidiram na saída da curva 11, atingindo o carro de Dennis Hauger no processo. O fim de semana tórrido de Armstrong chegou ao fim cedo quando ele parou ao lado da pista, enquanto Hauger teve que parar para uma nova asa dianteira.

O Safety Car saiu no final da quinta volta e Iwasa manteve a liderança. Roy Nissany recebeu uma penalidade de cinco segundos por sair da pista e ganhar vantagem enquanto lutava com Jehan Daruvala, que acabou passando Nissany do lado de fora da curva Signes.

Logan Sargeant entrou nos boxes na volta 13, no entanto, uma falha ocorreu em seu carro durante a parada. Ele ficou sem opção a não ser sair do carro e abandonar, visivelmente frustrado.

Doohan parou na volta seguinte, emergindo logo à frente de Pourchaire. Este tinha pneus mais quentes, tendo parado mais cedo, e ele ultrapassou o piloto da Virtuosi para o segundo lugar. Isso foi a ruína de Doohan, que girou na chicane e perdeu o terceiro posto para Vesti.

Iwasa chegou na volta 14 para uma parada suave e sua corrida foi limpa a partir desse ponto, abrindo uma enorme vantagem para cruzar a linha de chegada com mais de oito segundos de vantagem.

Na volta final, Richard Verschoor relatou “algo pegando fogo” em seu carro, forçando-o a encostar na reta dos boxes, garantindo ainda mais a liderança de Iwasa. Este recebeu a bandeirada sem problemas, com Pourchaire oito segundos atrás e Vesti chegando em terceiro em Paul Ricard.

O abandono de Sargeant significa que Pourchaire recupera o segundo lugar na classificação que havia perdido ontem. Antes da rodada de Budapeste, Felipe Drugovich agora tem uma vantagem de 39 pontos sobre Pourchaire, com Sargeant mais 16 pontos atrás.

O brasileiro líder do campeonato chegou em quarto. Seu compatriota Enzo Fittipaldi foi décimo.

Classificação da prova:

Pos Carro Piloto Equipe
1 17 Ayumu Iwasa DAMS
2 10 Theo Pourchaire ART
3 9 Frederik Vesti ART
4 11 Felipe Drugovich MP
5 3 Jack Doohan Virtuosi
6 5 Liam Lawson Carlin
7 2 Jehan Daruvala Prema
8 12 Clement Novalak MP
9 16 Roy Nissany DAMS
10 22 Enzo Fittipaldi Charouz
11 21 Calan Williams Trident
12 8 Juri Vips Hitech
13 14 Olli Caldwell Campos
14 24 David Beckmann Van Amersfoort
15 25 Amaury Cordeel Van Amersfoort
16 1 Dennis Hauger Prema
20 Richard Verschoor Trident
18 23 Cem Bolukbasi Charouz
19 6 Logan Sargeant Carlin
20 15 Roberto Merhi Campos
7 Marcus Armstrong Hitech
Marino Sato Virtuosi

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.