Festa de gala da FIA acontece em semana conturbada para a Fórmula 1

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 às 14:17

Cidade de Baku

Uma semana dramática e polêmica na Fórmula 1 terminará na sexta-feira com a festa de entrega de prêmios da FIA em Baku, quando Max Verstappen e Red Bull serão formalmente coroados campeões de 2023. Hamilton confirmou que estará presente.

O principal evento anual de final de temporada da FIA, que reconhece o sucesso de pilotos e equipes de todo o automobilismo e este ano acontece no Azerbaijão, será realizado no final de uma semana em que a FIA e o esporte, incluindo as 10 equipes, estiveram em desacordo público sobre o lançamento de uma investigação de conformidade sobre Toto Wolff, da Mercedes, e sua esposa Susie, chefe da F1 Academy, que é uma categoria apenas feminina da FIA.

Neste contexto tenso, algumas das principais figuras do esporte estarão em Baku na sexta-feira para a cerimónia de entrega de prémios, que encerra a semana da assembleia geral da FIA.

O evento, que começa às 15h no horário de Brasília, verá Verstappen e Red Bull serem presenteados com seus respectivos troféus de campeonato depois de produzirem as temporadas mais dominantes de todos os tempos.

De acordo com o regulamento da F1, os três primeiros colocados do campeonato de pilotos são obrigados a comparecer ao evento de premiação.

Sergio Perez terminou como vice-campeão atrás de seu companheiro de equipe Verstappen, com Lewis Hamilton num impressionante terceiro lugar para a Mercedes devido ao seu problemático carro de 2023.

Lewis Hamilton confirmado

Hamilton faltou ao evento na última vez que compareceria em 2021, após o polêmico final da luta pelo título daquela temporada com Verstappen e o manejo incorreto das regras do safety car por parte do então diretor de corrida Michael Masi no final da corrida.

Por seu não comparecimento, Hamilton pagou uma multa de US$ 50 mil depois de concordar com o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que o dinheiro seria destinado a apoiar um estudante de origem desfavorecida na obtenção de uma qualificação para o automobilismo.

O heptacampeão não era obrigado a comparecer em 2022 após terminar em sexto lugar na classificação.

Baku faz parte do calendário da F1 desde 2016 e será palco da assembleia de final de ano da FIA pela primeira vez.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.