F1 – Zandvoort almeja corrida espetacular com traçado renovado! (vídeo)

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020 às 14:22

Zandvoort antes da reforma para 2020

Uma pista totalmente reformada com duas curvas inclinadas exclusivas para as corridas de Formula 1 deve ajudar Zandvoort a recuperar permanentemente seu lugar na elite do esporte a motor, ao retornar à Holanda pela primeira vez desde 1985, em 3 de maio.

No alto de uma onda de “Max Verstappen mania”, mais de 100 construtores estão concluindo uma reforma de 15 milhões de euros (12,6 milhões de libras) do circuito pitoresco, porém ultrapassado, projetado para se destacar entre as outras 21 corridas.

“Criamos uma pista verdadeiramente única, com duas curvas inclinadas, algo que nenhuma outra pista da F1 tem”, disse à Reuters o diretor do GP da Holanda e ex-piloto de Formula 1, Jan Lammers.

“Este já é o circuito mais comentado da F1. Estou convencido de que veremos corridas espetaculares aqui”.

Encurralado pelas dunas e uma reserva natural na costa do Mar do Norte, a cerca de 25 km a oeste de Amsterdã, Zandvoort sempre teve um caráter distinto, com uma pista com mudanças de direção e várias curvas de alta velocidade.

O local abrigou 30 corridas de F1 entre 1952 e 1985, mas ficou desatualizado devido à crescente resistência entre os habitantes locais e ambientalistas, o que significava que ninguém estava interessado em pagar pela tão necessária renovação da pista.

Mas as visões mudaram drasticamente nos últimos anos, quando o fenômeno holandês Verstappen tomou a Formula 1 de assalto, passando rapidamente de seu piloto mais jovem para um vencedor em série.

Verstappen, o mais jovem vencedor do GPs e primeiro holandês a triunfar, já atraiu dezenas de milhares de fãs de laranja para corridas na Bélgica e na Áustria e ajudou Zandvoort a alcançar uma multidão de 300.000 ingressos esgotados para os três dias de corrida.

Mas a presença de um piloto forte holandês não é suficiente para produzir uma corrida emocionante e quando a F1 decidiu colocar Zandvoort no calendário pelos próximos três anos, muitos temiam que pudesse ser um evento monótono com praticamente nenhuma chance de ultrapassagem.

O layout totalmente novo, no entanto, deve afastar todos esses medos, disse Lammers.

“Os pilotos que deixarem o pit lane agora entrarão na pista após a primeira curva, o que significa que os carros podem ir lado a lado pela segunda curva inclinada e até pela terceira curva, entrando juntos na parte rápida da pista para que possamos ver quem tem os nervos mais fortes.”

No geral, a pista colocará os pilotos à prova, acrescentou o vencedor de 1988 das 24 horas em Le Mans.

“Nenhum dos pilotos tem experiência com essas curvas inclinadas. E criamos uma pista verdadeiramente autêntica: cometa um erro aqui e você estará fora.”

*Na perspectiva do Autoracing, a única preocupação é se os pneus vão aguentar a tremenda carga que sofrerão nas duas curvas inclinadas.

Veja Zandvoort quatro duas atrás:
Coloque o celular na horizontal para ver o vídeo inteiro

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.