F1 – Zanardi apresenta grande melhora e volta a enxergar

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020 às 16:27

Alex Zanardi

Jornais italianos noticiaram que o ex-astro da Indy e piloto de Fórmula 1 Alex Zanardi, que perdeu as duas pernas após um acidente em Lausitzring em 2001, mostrou sinais de melhorias significativas após um acidente quase fatal em uma estrada rural italiana em julho, onde seu paraciclo colidiu com um caminhão.

Um correspondente da Forbes relatou que o jornal italiano Corriere della Sera escreveu sobre a condição de Zanardi hoje. Ele aparentemente foi capaz de responder aos médicos e sua esposa Daniella com gestos com as mãos, levantando o polegar para dizer “OK”, enquanto também cumprimentava com um aperto de mão quando solicitado. Ele ainda não consegue falar, pois o orifício em sua traqueia está sendo mantido aberto por precaução.

Zanardi estava liderando uma excursão para outros atletas paralisados e treinando para as próximas Paraolimpíadas no Japão, quando dobrou uma esquina em uma estrada sinuosa de duas pistas perto de Siena e encontrou um grande caminhão. Na semana seguinte, era uma questão de saber se ele viveria ou sairia do coma, mas agora, após cinco operações no cérebro, ele recuperou a visão – que pensava-se ter perdido para sempre – e a audição.

Zanardi, que ganhou o título da Indy em 1997 e 1998, mudou-se para a Fórmula 1 por um período antes de retornar à Indy, onde competiu em uma corrida polêmica realizada logo após o 11 de setembro. Alguns participantes e fãs queriam que a corrida de 15 de setembro na Alemanha fosse cancelada, mas ela continuou assim mesmo. Zanardi, em sua melhor corrida daquela temporada, fez um pit stop e depois rodou entrando no oval. Houve um acidente horrível e Zanardi quase morreu, mas foi salvo por cuidados médicos extraordinários, embora tenha perdido 75% do sangue e ambas as pernas.

Em vez de deixar a perda ditar sua vida, ele voltou ao cockpit dos carros de corrida usando controles manuais, incluindo a Rolex 24 em Daytona em 2019, onde dirigiu um BMW M8 GTE, dando voltas muito próximas das de seus habilidosos companheiros de equipe. Ele também se tornou um ciclista paraolímpico campeão mundial e estava treinando para o que provavelmente seria sua última participação. O COVID-19 cancelou os Jogos Paraolímpicos de 2020, com planos provisórios de realizá-los no final de 2021.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.