F1 – Wolff sobre os limites de pista: Estou tão confuso quanto você

domingo, 28 de março de 2021 às 18:40

Toto Wolff

O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, pediu à FIA que esclareça a questão dos limites da pista após uma nova polêmica no GP do Bahrain, dizendo que as regras precisam ser “sagradas” e não um “romance de Shakespeare”.

Os limites da pista desempenharam um papel fundamental no resultado da excelente corrida de abertura da temporada de 2021 da F1.

A quatro voltas do final, Max Verstappen da Red Bull ultrapassou o líder Lewis Hamilton na Curva 4, mas teve que devolver a posição ao campeão mundial depois de deixar a pista.

Na classificação, estava claro que quem ultrapassasse o limite da pista na Curva 4 teria seu tempo de volta excluído, mas para a corrida de domingo, os pilotos foram inicialmente liberados para passar totalmente da zebra sem sofrer consequências.

Somente depois de várias excursões fora da pista (29), Hamilton foi instruído por sua equipe a ficar dentro das linhas brancas após um aviso do controle de corrida, uma aparente repressão no meio da corrida que ironicamente se tornou a favor do britânico em sua luta contra Verstappen.

A intervenção do controle da corrida levou a uma nova confusão sobre como os limites da pista são impostos, com o chefe da Mercedes, Wolff, pedindo à FIA que seja mais clara e consistente no futuro.

“Estou tão confuso quanto você”, disse Wolff ao ser questionado sobre os limites da pista durante o GP do Bahrain. “No início da corrida, foi dito que quem passasse dos limites da pista na Curva 4 não seria punido e então na corrida de repente ouvimos que se você continuasse a fazer isso, seria visto como uma vantagem e poderia causar uma penalidade potencial.”

“E aí no final aquela decisão realmente nos fez ganhar a corrida. O Max passou dos limites da pista na definição do diretor da prova, ganhando uma vantagem, então ele teve que devolver a posição e isso salvou a nossa vitória.”

“Portanto, precisamos ser consistentes nas mensagens que são dadas. Elas precisam ser claras, precisam ser sagradas e não um romance de Shakespeare que deixa interpretação.”

Wolff revelou que ele e o diretor esportivo da Mercedes, Ron Meadows, estiveram em contato com o diretor de corrida da FIA, Michael Masi, durante a corrida para buscar esclarecimentos.

“A mensagem que chegou aos pilotos foi que os limites da pista muito simples na Curva 4 não seriam punidos na corrida”, acrescentou Wolff.

“Ron e eu conversamos com Michael Masi durante a corrida. Michael se referiu à nota dizendo ‘Sim, mas apenas se você não estiver ganhando vantagem’ e isso estava nas notas. Eu não as vi.”

“Acho que isso precisa ser uma coisa simples, para que todos possam entender e não precisem carregar um documento dentro do carro para lê-lo e se lembrarem do que realmente é permitido e do que não é.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.