F1 – Wolff questiona a estratégia de combustível da Red Bull

quinta-feira, 8 de março de 2018 às 12:07

Toto Wolff

Toto Wolff, da Mercedes, acredita que a Red Bull pode ter prejudicado o desempenho por não usar o mesmo fornecedor de combustível e óleo como a equipe de fábrica Renault.

A Red Bull é a única equipe de clientes de Fórmula 1 que não usa o mesmo fornecedor como seu parceiro de motor, tendo optado por ExxonMobil em vez de BP/Castrol, que é usado pela Renault. Atualmente, a McLaren usa BP/Castrol, mas tem a intenção de mudar para a Petrobras para a próxima temporada.

A Mercedes prefere que suas equipes clientes fiquem com a Petronas, enquanto a Ferrari faz o mesmo com a Shell e as equipes que ela fornece.

Wolff insiste que os clientes se beneficiam disso porque todo o desenvolvimento e gerenciamento de dinamômetro é realizado em torno do mesmo combustível e óleo e o pacote da unidade de potência está otimizado para isso.

Em contraste, a Red Bull tem que pagar seu próprio tempo de dinamômetro na Renault quando quer usar uma nova especificação da ExxonMobil.

A McLaren usou a ExxonMobil em 2014, o único ano da equipe com o pacote Mercedes V6 híbrido, e mais tarde reconheceu que isso prejudicou o desempenho.

“A ExxonMobil é capaz de fazer um combustível de última geração, ou a BP/Castrol, ou qualquer um dos fornecedores”, disse Wolff à Autosport.

“O erro estratégico é optar pelo acordo comercial em vez de se certificar de que você está na mesma especificação de combustível e óleo que a equipe de fábrica”.

“Nossas equipes sempre usaram a Petronas, além da McLaren. Nunca foi um problema, porque estrategicamente você precisa se certificar de que está nos mesmos níveis de desempenho e, portanto, tem os mesmos fluidos, como a equipe de fábrica”.

“Estamos todos usando os mesmos produtos, porque estamos calibrando nossos motores em uma única especificação de combustível”.

IB - www.autoracing.com.br

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