F1 – Wolff explica porque vetou o grid invertido

quarta-feira, 3 de junho de 2020 às 15:24

Toto Wolff – Mercedes F1

Falando depois de revelar o cronograma das primeiras 8 corridas da temporada, o chefe da F1, Chase Carey, admitiu que a ideia de realizar corridas classificatórias de grid invertido no segundo sábado de corridas consecutivas no mesmo local foi arquivada depois de falhar em obter aprovação unânime das equipes.

Com a Mercedes sendo a única equipe a se opor à proposta, o chefe da equipe, Toto Wolff, explicou hoje o motivo pelo qual vetou a mudança.

“Parece ser um padrão comum na F1 estarmos desenterrando ideias antigas que foram analisadas anteriormente e rejeitadas”, disse ele. “Então alguém acha ótimo e está de volta à agenda.”

“Então você precisa olhar para as razões pelas quais fomos contra e há três razões fundamentais”, explicou ele.

“Primeiro, acredito que a F1 é uma meritocracia … o melhor conjunto piloto-carro vence. Não precisamos de um artifício para mudar o grid para criar corridas mais emocionantes.”

“Dois, eu sei pelas corridas de carros de turismo que as estratégias se tornam uma ferramenta muito útil quando um resultado de corrida é basicamente o grid para a próxima. Imagine um dos pilotos não correndo bem na corrida de domingo do primeiro fim de semana em Spielberg, você decide tirar o carro da corrida, que será o carro que começará na pole para a corrida de classificação.”

“E se o carro que começa na pole na corrida de classificação estiver dentro dos médios, ele certamente estará na pole no domingo e vencerá a corrida. Haverá carros no meio que defenderão e bloquearão o máximo que puderem. E, portanto, para os carros rápidos vindos de trás, isso significa mais riscos para um abandono e isso pode influenciar o campeonato.”

“E terceiro, do ponto de vista de desempenho puro, quem quer que seja o carro mais rápido, e não somos necessariamente nós, será penalizado em comparação com o segundo e o terceiro carros mais rápidos, porque eles simplesmente começarão na frente. Como sabemos, as margens são muitas vezes muito pequenas, portanto é um pouco oportunista dar uma vantagem a algumas equipes.”

Finalmente, ele disse que os fãs eram contra a proposta.

“Dissemos que não é hora de experimentar coisas que curiosamente nem sequer tinham o apoio da comunidade de fãs da Fórmula 1 … em uma pesquisa, apenas 15% manifestaram interesse em grids invertidos.”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.