F1 – Wolff explica porque Hamilton pegou vácuo de Bottas

sábado, 5 de junho de 2021 às 13:11

Toto Wolff

Lewis Hamilton teve uma grande ajuda em sua única tentativa no Q3 ao pegar o vácuo de Bottas no longo trecho de 2.2 km do setor 3 da pista de Baku.

O benefício de um vácuo no setor 3 de Baku é enorme, e Hamilton foi capaz de se classificar P2 seguindo o finlandês. Por outro lado, Bottas conseguiu apenas o P10, mas não conseguiu terminar a sua última volta voadora – assim como todos os outros pilotos – devido à bandeira vermelha.

“Nós temos uma regra no início da temporada”, explicou Wolff à Sky Sports F1 quando questionado sobre o vácuo dado por Bottas a Hamilton.

“Qualquer piloto pode decidir se quer ir primeiro ou segundo à pista, neste fim de semana esta decisão era de Lewis. E ele decidiu ir em segundo lugar. Nada surpreendente.”

Com a Mercedes falhando em mostrar ritmo na maior parte do fim de semana até a classificação, Wolff explicou que a equipe passou por muitas tentativas e erros para descobrir onde as coisas estavam dando errado.

“Estávamos testando diferentes coisas no TL3”, disse ele, “e devo realmente dizer que o trabalho que foi feito em Brackley e em Brixworth e os engenheiros aqui realmente projetaram um programa onde examinaram detalhe por detalhe, alguns experimentos foram muito úteis, outros não. E, no final, tínhamos muito mais respostas às nossas perguntas e, em seguida, um carro que era bom.”

“Está tudo interligado, não há uma única coisa, é sobre o equilíbrio aerodinâmico, decidir sobre a quantidade certa de downforce, temperaturas no pneu e, obviamente, o equilíbrio da suspensão.”

Com os dois pilotos da Mercedes optando por configurações de asas diferentes, Wolff explicou que Bottas e Hamilton seguiram direções diferentes.

“Nós debatemos isso e temos uma configuração de downforce mais baixo e a mais alto. Valtteri optou pela configuração mais alta e Lewis mais baixa, mas não há tanta diferença assim.”

Mas uma coisa tem que ser dita, não é fácil pegar o vácuo de outro carro em Baku no setor 3 sem atrapalhar a própria volta no setor 2. Hamilton calculou muito bem a que distancia ficar de Bottas para esse “truque” funcionar.

Charles Leclerc também se beneficiou do vácuo no setor 3 justamente de Hamilton. O monegasco se beneficiou menos, já que sua distância na reta era maior do que a distância de Hamilton para Bottas, mas ele mesmo disse que que isso o ajudou a fazer a pole em Baku.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.