F1 – Wolff: Daimler continuará na F1 se reduzir seu investimento

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 às 14:22

Daimler – Stuttgart

A Mercedes estará na Formula 1 “a longo prazo” somente se puder reduzir a contribuição da controladora Daimler, de acordo com o chefe da equipe, Toto Wolff.

No início deste ano, as contas da Mercedes, documentando seus gastos em 2018, revelaram uma contribuição líquida da Daimler de menos de £ 40 milhões, com o prêmio em dinheiro da F1 e os patrocínio com a maior parte de seu orçamento.

O pessoal sênior da Daimler esteve presente no final da temporada em Abu Dhabi no último final de semana, com a integrante do conselho Britta Seeger recebendo o troféu do campeonato dos construtores no pódio.

Wolff acredita que o valor que a Mercedes obtém do seu programa de F1, que conquistou os últimos seis títulos de pilotos e construtores, é um fator importante em suas chances de continuar, mas parou de dizer que o futuro da equipe está garantido.

“Eu sou o responsável pelas atividades de corrida de automóveis”, disse Wolff. “Mas também sou o primeiro a reconhecer que os tempos na indústria automobilística estão mudando e que todas as atividades precisam ser observadas.”

“A Formula 1 e o automobilismo geralmente são uma atividade que acreditamos que faz parte do nosso DNA principal. O primeiro Mercedes de todos os tempos foi um carro de corrida.”

“Acho que precisamos nos tornar mais eficientes. Precisamos fornecer um caso comercial sólido.”

“Precisamos reduzir a contribuição ($$$) da Daimler na equipe e, se conseguirmos isso, continuaremos na F1 a longo prazo.”

A equipe de F1 da Mercedes foi revivida em 2010, 55 anos após sua entrada inicial, e levou apenas 2 anos para vencer novamente.

A Mercedes terminou em segundo lugar no campeonato de construtores em 2013, mas seu passo principal ocorreu um ano depois, quando passou para os motores turbo-híbridos V6 e iniciou um período de dominação sem precedentes.

O histórico da marca da F1 conta 12 títulos e 93 vitórias, mais de 100 pole positions e quase 200 pódios desde 2010.

“A F1 representa um dos melhores retornos sobre investimentos em todo o grupo Daimler”, disse Wolff. “Estamos gerando mais de 1 bilhão de euros em retorno. E no final, é tudo sobre a marca.”

“Acho que o que estamos fazendo é um ótimo entretenimento, mas também é tecnologia.”

“São os motores híbridos mais eficientes do mundo e dão à marca uma imagem esportiva.”

“Desde que começamos nossa jornada de sucesso em 2014, participamos da criação de uma imagem diferente da marca da Mercedes.”

Wolff tem razão. Não é mera coincidência que a importante e lucrativa Divisão de carros esportivos AMG da Mercedes ultrapassou as vendas da Divisão M da BMW pela primeira vez na história.

“É claro que os carros de passeio, o estilo e a tecnologia são a parte mais relevante, mas acho que vencer GPs de F1 adicionou yma contribuição para mudar a maneira como a marca está sendo percebida.”

“E é por isso que os membros do conselho estiveram em Abu Dhabi, é um exercício positivo, é algo que a Daimler realmente se beneficia.”

Há várias maneiras de reduzir o investimento da Daimler na equipe Mercedes. Hoje ela é dona de 60% da equipe. Wolff tem 30% e parte que era de Lauda, 10%, ainda não está claro se a Daimler comprou.

A Daimler pode vender parte de sua participação para investidores, fundos de investimento ou mesmo para Toto Wolff. Em Abu Dhabi, como o Autoracing já havia publicado, havia membros seniores de um grande Fundo de Investimento no box da equipe.

Outra maneira de reduzir os investimentos da Daimler é encontrar mais patrocinadores.

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AS - www.autoracing.com.br

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