F1 – Williams tem certeza que saída do escapamento do FW35 é legal

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 às 11:08

Saída do escapamento do FW35

O diretor técnico da Williams, Mike Coughlan, tem certeza que a aleta na saída do escapamento do FW35 é legal, apesar de ser similar a uma parte controversa da Caterham.

O CT03 da Caterham possui uma aleta que algumas competidoras rivais – e o próprio Coughlan – acreditam ser ilegal, apesar de a equipe estar convencida de que ela é permitida. Coughlan argumentou que, devido ao fato de a aleta da Williams ser dividida em duas partes, ao contrário da peça única da Caterham, ela está dentro do regulamento.

“Para mim, a da Caterham realmente não é permitida, mas a nossa sim”, declarou Coughlan. “Se você olhar a nossa, não é uma peça única – são duas partes. Você é governado pelo tamanho da abertura total e pela necessidade de ser uma abertura única. A nossa é única e unida por um espaço muito pequeno, então, na realidade, são duas partes”.

Coughlan também acredita que a equipe deu um passo à frente com seu escapamento Coanda. Ele confirmou que a Williams reduziu em “mais da metade” a perda de potência do ano passado graças às alterações necessárias nos escapamentos.

“Nós passamos muito tempo estudando o Coanda e garantindo a compreensão do compromisso entre potência e pressão aerodinâmica, e fizemos um bom trabalho. Isso é muito ajudado pelo fato de a Renault entender bem o mapeamento do motor, então estamos bastante satisfeitos. Isso nos dá um passo à frente significativo”.

“O que nos preocupava, talvez até demais no ano passado, era a perda de potência. Você precisa lembrar que as pessoas passaram muito tempo trabalhando nisso no ano passado, e talvez nós não tenhamos feito isso tanto quanto deveríamos. Testamos o Coanda no Brasil, talvez devêssemos ter experimentado um pouco antes”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.