F1 – Williams: Difícil julgar metas aerodinâmicas para 2019
terça-feira, 14 de agosto de 2018 às 9:27
Asa dianteira de 2019
As novas regras da asa dianteira da Fórmula 1 para a próxima temporada dificultam o julgamento das metas aerodinâmicas para os carros de 2019, de acordo com Paddy Lowe, da Williams.
Williams, Force India e Red Bull forneceram o primeiro vislumbre das novas asas durante o teste pós GP da Hungria em Hungaroring.
O novo componente, que é 200 mm mais largo, 25 mm mais profundo e possui aletas e elementos da asa menos complicados, é projetado para facilitar as ultrapassagens.
Ao ser questionado sobre a dificuldade de ter um objetivo realista para o desenvolvimento das asas antes do teste, Lowe disse ao site Autosport: “É uma pergunta muito boa que é feita frequentemente”.
“Uma coisa que as equipes disseram no passado é que voltaremos para onde estamos, mas isso parece completamente arbitrário. Você tenta escolher um nível sensato baseado em onde começa. Se isso é preciso e qual diferença faz são duas questões para as quais eu realmente não tenho resposta”.
A mudança da asa dianteira é parecida com aquela introduzida em 2009, e Lowe disse que ela está “naquela faixa”, mas “não é tão significativa”.
Lowe era o diretor técnico da McLaren quando a equipe julgou mal os níveis de downforce para o regulamento de 2009 e deixou passar o truque do difusor duplo que ajudou a Brawn a conquistar os títulos de pilotos e construtores naquele ano.
“Tenho certeza que muitas coisas precisarão ser novamente otimizadas”, comentou Lowe sobre o impacto das alterações de 2019. “Não chegamos tão longe com isso, no momento estamos começando pela dianteira e trabalhando até chegar à traseira!”
Segundo Lowe, tornar as asas mais largas esteticamente é cometer “o mesmo erro” de 2009. Entretanto, ele sabe que isso também representa uma chance para a Williams se recuperar imediatamente depois que seu FW41 provou ser o pior carro do grid em 2018.
“É uma grande mudança, o que é sempre uma oportunidade de se sair bem. Estamos cientes disso e trabalhando muito duro para estar do lado correto dessa oportunidade e ganhar algum terreno. Pode ser uma perturbação”.
2019, aerodinamicas, asa, autoracing, dianteira, diretor, equipe, f1, formula 1, formula-1, metas, noticias, novas, paddy lowe, regras, tecnico, temporada, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.