F1 – Williams admite erro nos pneus no Q3 da Malásia

sábado, 28 de março de 2015 às 12:06
f1-smedley-williams

Rob Smedley

O desempenho decepcionante da Williams no treino classificatório para o GP da Malásia foi resultado de uma má administração dos pneus, de acordo com o chefe de desempenho Rob Smedley. Felipe Massa e Valtteri Bottas ficaram em sétimo e nono no grid, respectivamente, embora o finlandês tenha ganho uma posição graças à punição de Romain Grosjean.

Smedley não foi explícito sobre a natureza do erro da equipe, mas ambos os pilotos indicaram que a pressão dos pneus estava muito alta, levando a problemas de superaquecimento. “O principal problema é que não operamos os pneus corretamente. Certamente, não há evidências suficientes do que fizemos de errado, precisamos de mais análises”, disse.

“O que estávamos tentando fazer era ter certeza de que nós não teríamos nenhum problema de aquecimento, o que era o nosso Calcanhar de Aquiles no molhado no passado”, prosseguiu o dirigente, que não culpou a escolha dos pneus para chuva extrema no começo do Q3, enquanto as demais equipes vieram calçadas com intermediários.

“Quando nós estávamos assistindo ao Safety Car (sob bandeira vermelha), você podia ver que estava secando muito rapidamente”, explicou Smedley. “Estava entre os dois tipos de pneus naquele momento, e a pista nunca estaria em seu melhor estado nas primeiras voltas. Mas foi uma decisão de pouca importância, mesmo que tenha parecido grande externamente. Depois colocamos intermediários e fizemos um trabalho razoável”.

O dirigente admite que a Williams segue com problemas em pista molhada, já que no seco anda mais próxima da Mercedes e na água ficou 2s6 atrás. “Não há 2s6 de déficit no carro, então isso significa que fizemos algo errado”, admitiu. “Não há nada de errado com a aerodinâmica ou a mecânica do carro, não nos falta downforce. Não vou aceitar isso como uma desculpa. É para o trabalho que vamos após sessões como essa, porque você não toma decisões no calor do momento”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.