F1 – Whitmarsh receia que o controle de custos possa ser impossível

terça-feira, 10 de dezembro de 2013 às 14:45

Martin Whitmarsh

O chefe da equipe McLaren, Martin Whitmarsh, teme que poderia ser impossível para a F1 introduzir controles de custos efetivos.

A FIA anunciou que introduzirá um teto orçamentário a partir do início de 2015, após uma reunião do Grupo de Estratégia de F1 e da Comissão de F1 em Paris nesta segunda-feira.

A necessidade de agir e cortar custos tornou-se cada vez mais urgente nos últimos anos, com a maioria das equipes lutando com problemas financeiros.

No entanto, falando antes do anúncio de um teto orçamentário para 2015, Whitmarsh alertou que o interesse pessoal da maioria das equipes de F1 sempre ameaça minar ou mesmo inviabilizar tentativas de restringir os custos.

“Se nós queremos fazê-lo (introduzir um teto orçamentário), nós temos maneiras de realizá-lo, mas uma minoria sempre será oportunista ou tentará frustrá-lo”, disse Whitmarsh.

“Sempre existiram ‘os que têm’ e ‘os que não têm’, (e) o problema é que ‘os que têm’ nunca querem alterar isso. Eu acho que pode ser feito, mas se não houver uma vontade grande o suficiente…”.

Whitmarsh admitiu que não havia motivo para implementar um teto orçamentário, mas disse que seus próprios esforços de limitar gastos provaram ser desanimadoramentes inúteis.

“Em última análise, as equipes não podem gastar mais do que recebem”.

“Para ser franco, eu passei muito tempo tentando ser o bom cidadão na categoria e ninguém jamais vai me agradecer por isso. Eu provavelmente deveria ter me concentrado em outras coisas”.

“Receio que o esporte funcione melhor quando em crise”.

 

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.