F1 – Whiting não se preocupa com a parceria da Haas/Ferrari

segunda-feira, 2 de abril de 2018 às 12:29

Haas

O diretor da corrida da FIA, Charlie Whiting, diz que não tem preocupações atuais com a legalidade do novo carro 2018 da Haas.

O VF-18 está sob ataque nas últimas semanas, depois de ter feito um melhor que o esperado em testes de pré-temporada em Barcelona.

O carro, em seguida, se saiu forte na classificação para a abertura da temporada em Melbourne. Kevin Magnussen e Romain Grosjean alinharam para a corrida em quinto e sexto lugar no grid, respectivamente.

Ambos os carros ficaram à frente da Red Bull nas primeiras voltas do GP da Austrália. Eles ainda estavam entre os dez primeiros, quando os problemas com a colocação de novos pneus durante os pitstops os forçaram a sair da corrida.

No entanto, seu ritmo foi o suficiente para atrair ataques de equipes rivais, que acusaram a Haas de explorar sua aliança técnica com a Ferrari.

Os comentários foram rejeitados pelo chefe da equipe Haas, Guenther Steiner. E agora Whiting também deixou claro que ele dá muita pouca atenção aos rumores.

“Sabemos exatamente o que está acontecendo entre a Haas e a Ferrari”, disse Whiting ao site wtf1.com esta semana. “É completamente legal. No ano passado, tivemos uma equipe expressando algumas preocupações. Mas não temos visto nada que nos preocupe no momento”.

No entanto, isso foi pouco para acalmar alguns dos rivais de Haas no paddock de Fórmula 1.

“Eu não sei como pode ser certo para uma equipe que está na categoria há alguns anos sem recursos para produzir um carro como este”, disse Otmar Szafnauer, chefe de operações da Force India.

As equipes podem estabelecer alianças para compartilhar algumas áreas da tecnologia, mas os elementos aerodinâmicos precisam ser seus.

Szafnauer diz que não entende como a Haas conseguiu fazer grandes avanços nessa área durante o inverno.

“A Red Bull tem mais de 800 pessoas”, argumentou Szafnauer. “Um maravilhoso túnel de vento. Um ótimo aerodinamicista. Um dos melhores diretores técnicos que é um dos melhores projetistas”.

“Haas tem um quarto das pessoas. Nenhum aerodinamicista grande, nenhum túnel de vento, nenhum Adrian Newey. Mas eles são mais rápidos. Como isso acontece?”

“Isso acontece por mágica? Se isso acontece, eu quero a varinha!”

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.