F1 – Whiting explica por que Hamilton evitou a penalidade no México

quinta-feira, 10 de novembro de 2016 às 14:48
GP do México

GP do México

Lewis Hamilton escapou de uma penalidade por cortar a curva no GP do México porque desacelerou o suficiente para compensar, disse o diretor de corrida de Fórmula 1, Charlie Whiting.

Hamilton bloqueou as rodas na primeira curva da corrida e saiu para a área de escape, voltando ainda na liderança – em parte porque Nico Rosberg e Max Verstappen estavam duelando atrás.

Hamilton não foi penalizado pelo incidente e continuou para vencer a corrida, enquanto Verstappen mais tarde recebeu uma penalidade por sair dos limites da pista no mesmo lugar, defendendo o terceiro lugar de Sebastian Vettel.

Whiting foi convidado para a conferência de imprensa antes do GP do Brasil deste fim de semana para explicar as controvérsias do México, e disse que havia claras diferenças como Hamilton e Verstappen controlaram seus erros.

“A diferença principal entre os dois foi simplesmente no caso de Lewis, onde achamos que não ganhou qualquer vantagem duradoura, e no caso de Max, ele ganhou”, disse Whiting.

“Você pode ver que Lewis comete um pequeno erro na entrada, corta caminho, ganha uma vantagem significativa, mas depois devolve isso imediatamente. Podemos ver que na reta entre as curvas 3 e 4, ele diminui para 80% do acelerador para devolver a vantagem”.

“Então, aproximadamente um minuto mais tarde, o carro de segurança sai e essa vantagem se vai por completo. Então os comissários sentiram que não havia vantagem duradoura”.

“Se Max tivesse feito a mesma coisa na reta entre as curvas 3 e 4, certamente teria perdido um lugar, razão pela qual os comissários acharam que merecia uma penalidade, porque o piloto tinha ganhado uma vantagem duradoura”.

“Essa foi a diferença fundamental entre os dois incidentes aos olhos dos comissários”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.