F1 – Whiting disposto a impedir novos problemas na classificação

quarta-feira, 28 de maio de 2014 às 9:24

Nico Rosberg

Charlie Whiting quer impedir uma repetição do escândalo da classificação em Mônaco.

Lewis Hamilton acusou Nico Rosberg, seu companheiro de equipe na Mercedes, de errar deliberadamente nos minutos finais de sua luta pela pole position no sábado.

A FIA analisou se Rosberg havia causado a bandeira amarela de propósito a fim de arruinar a tentativa do outro carro da Mercedes, mas não encontrou evidências de irregularidades.

Muitos, incluindo Derek Warwick, comissário em Mônaco, acharam difícil acreditar que Rosberg seguiu o exemplo de Michael Schumacher.

“Sei que há teorias da conspiração, mas você não vai encontrar um piloto mais honesto do que Nico na Fórmula 1”, declarou ele ao Daily Mail.

Mesmo assim, a FIA investigou o incidente por horas.

“Não foi simples”, disse Warwick. “Demorou bastante. Nós queríamos ter certeza absoluta. Estou envolvido com isso há muito tempo e já vi pessoas tentando me enganar. Se eu tinha dúvidas em minha mente? É claro que sim. Mas ele me deu as respostas necessárias”.

Contudo, Hamilton sugeriu que viu dados na noite de sábado que o convenceram de que Rosberg havia agido de maneira deliberada.

A FIA não se convenceu, concluindo pela telemetria detalhada que Rosberg freou apenas 10 metros mais tarde do que em sua volta da pole, e estava só 6 km/h mais rápido, de acordo com a Auto Motor und Sport da Alemanha.

Whiting, diretor de prova da federação, declarou: “E ambos os pilotos da Mercedes frearam oito metros mais tarde do que em suas voltas anteriores na Sainte Devote. Eles estavam simplesmente forçando ao máximo”.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, comentou: “Nunca saberemos se Nico agiu deliberadamente ou não. Mas nós lhe damos absolutamente 100 por cento de presunção de inocência. Quando você está forçando ao máximo, erros podem ocorrer”.

De qualquer modo, Whiting tem uma idéia que impediria que esse tipo de controvérsia se repetisse no futuro.

“Por que não estender a classificação em um minuto quando uma bandeira amarela é mostrada nos últimos três minutos?” disse ele “Isso daria aos pilotos afetados a chance de tentar novamente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.