F1 – Whiting: Carros mais fáceis de acompanhar, uma meta principal para 2021

sexta-feira, 30 de março de 2018 às 12:08

GP da Austrália

O diretor de corridas da Fórmula 1, Charlie Whiting, diz que produzir carros mais fáceis de seguir de perto e promover ultrapassagens estão na vanguarda dos planos futuros da categoria.

Com a regulamentação para depois de 2020 no centro das discussões entre as equipes, a FIA e a FOM, a F1 está interessada em abordar problemas relativo a ultrapassagens. Embora a introdução de carros mais largos e agressivos a partir de 2017 tenha resultado em uma redução significativa do tempo de volta na maioria dos circuitos, uma série de preocupações foram levantadas em relação às dificuldades em acompanhar de perto e passar carros em cenários de corrida.

O problema surgiu novamente durante o GP da Austrália, no último final de semana, que teve apenas cinco ultrapassagens após a primeira volta. Lewis Hamilton, da Mercedes, e o chefe da Red Bull, Christian Horner, destacaram suas preocupações, enquanto o diretor esportivo da F1, Ross Brawn, disse que a primeira corrida de 2018 representou outra “oportunidade perdida” para a categoria.

“Há um programa sendo implantado”, disse Whiting aos repórteres durante o fim de semana do GP da Austrália. “Uma joint venture entre a FIA e a FOM para um carro de 2021. A ideia é desenvolver um carro que seja mais fácil de seguir como era no passado”.

Uma terceira zona do DRS foi adicionada ao circuito de Melbourne pela primeira vez em uma tentativa de aumentar a ultrapassagem, e embora não tenha resultado em um aumento significativo de ação na pista, a FIA está atualmente avaliando maneiras de “otimizar” zonas de DRS em outros circuitos no calendário de 2018.

Whiting reforçou os comentários recentes de Brawn de que a F1 está preparada para ficar com a tendência atual de não conseguir acompanhar rivais perto o suficiente até a próxima grande mudança nas regras em 2021.

“É um projeto muito complicado, não é fácil. Se fosse fácil, teria sido feito no passado, mas está em mãos e esse é um dos principais objetivos para 2021”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.