F1 – Whiting: acidente de Maria de Villota foi uma fatalidade

domingo, 8 de julho de 2012 às 10:29

f112-maria de villota-350Charlie Whiting descreveu o acidente de Maria de Villota como “um em cada cinco milhões”. O fato de haver um caminhão estacionado nas proximidades do palco do teste da Marussia, bem como a inexperiência da piloto espanhola de 32 anos, que perdeu o olho direito e ainda se encontra em estado grave, vêm sendo apontados como responsáveis pelo ocorrido.

“Foi incrivelmente lamentável”, disse o diretor de provas da FIA. “Eu acho que se o acidente de Felipe (Massa, em 2009) foi um em um milhão, o de Maria foi um em cinco milhões. As circunstâncias foram tão únicas que foi simplesmente uma incrível má sorte”.

Whiting disse que, mesmo antes do incidente da piloto, a FIA já estava estudando formas de melhor proteger a cabeça dos pilotos. “Com o tipo de proteção que estamos estudando, um acidente como esse seria improvável, mas também as chances de repetir estas mesmas circunstâncias são muito remotas”, afirmou.

“Estamos olhando mais para o caso de um impacto com uma roda, porque isso pode acontecer várias vezes em um ano. As circunstâncias de Maria podem nunca ocorrer novamente. No caso dela, (a proteção para a cabeça) teria funcionado, mas talvez em muitos outros casos, os problemas seriam piores, como extração ou visibilidade. Temos que ter a certeza de que não estamos fazendo algo melhor para um tipo de acidente, mas pior para mais três”, finalizou.

A respeito do estado de saúde da piloto, segundo o chefe da equipe Marussia, John Booth, ela neste domingo está acordada e falando com sua família.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.