F1 – Webber vence pela primeira vez na temporada no Brasil

domingo, 27 de novembro de 2011 às 17:33

F111-webber-brasil-sexta615
Mark Webber, da Red Bull, tirou proveito de um problema na caixa de câmbio de seu companheiro de equipe Sebastian Vettel para vencer o GP do Brasil disputado neste domingo em Interlagos. O triunfo lhe permitiu tomar o terceiro lugar de Fernando Alonso (Ferrari) no campeonato de pilotos.

O bicampeão mundial ainda manteve o segundo lugar, e Jenson Button, da McLaren, confirmou o vice-campeonato com o último degrau do pódio após ultrapassar Alonso na parte final da prova.

Felipe Massa chegou em quinto na segunda Ferrari, seguido por Adrian Sutil, que obteve uma ótima sexta posição para a Force India depois de superar Nico Rosberg (Mercedes) em uma batalha direta. Paul di Resta (Force India), Kamui Kobayashi (Sauber) e Vitaly Petrov (Renault) fecharam os dez primeiros e a zona de pontuação.

A largada foi tranquila, com os três primeiros colocados no grid mantendo suas posições, Lewis Hamilton (McLaren) perdendo o quarto lugar para Alonso e Rosberg sendo superado por Massa na disputa pelo sexto lugar. Sutil, Bruno Senna (Renault) e di Resta completavam o top 10 na primeira volta, mas o escocês da Force India foi imediatamente ultrapassado por Michael Schumacher (Mercedes) na freada do S do Senna.

Nas voltas iniciais, o destaque foi a luta pelo terceiro posto entre as duas McLarens e Alonso. O piloto da Ferrari pressionava Button, enquanto Hamilton tentava se aproximar. Na 11ª volta, Alonso fez uma ultrapassagem impressionante por fora no Laranjinha e subiu para terceiro.

Mais atrás, outra boa disputa pela nona posição envolvendo Senna e Schumacher terminou mal. Na abertura da volta 11, o alemão tentou passar por fora na freada do S do Senna, mas os dois se tocaram duas vezes. O resultado foi um pneu traseiro esquerdo furado para Schumacher e danos na asa dianteira para Senna – que posteriormente foi punido com um drive-through por ter sido considerado culpado.

Perdendo rendimento, Button foi o primeiro dos pilotos de ponta a parar na 16ª passagem. Alonso e Hamilton entraram juntos na volta seguinte, e os três voltaram na mesma ordem. Massa seguiu na pista e assumiu a liderança até ser superado por Vettel na volta 21. Ele fez seu primeiro pit-stop logo na sequência e retornou em sexto.

Na frente, Vettel enfrentava problemas sérios na caixa de câmbio e perdia velocidade. Na 30ª volta, o bicampeão mundial abriu passagem para seu companheiro Webber no S do Senna.

Como na primeira rodada de paradas, Button foi o primeiro a entrar para trocar pneus pela segunda vez, na volta 32, e colocou o composto mais duro. Hamilton, por outro lado, saiu de seu segundo pit-stop na 34ª passagem com o macio, assim como Alonso, que parou duas voltas depois. As Red Bulls pararam nas voltas 39 e 40 e retornaram nas mesmas colocações.

Tendo ficado preso atrás de Massa, que tinha uma estratégia de apenas duas paradas, Hamilton antecipou seu terceiro pit-stop para a 45ª volta. A Ferrari respondeu e chamou o brasileiro na passagem seguinte, permitindo que ele se mantivesse à frente do piloto da McLaren. No entanto, Hamilton abandonou logo depois com um problema de câmbio.

Rosberg e Sutil travaram uma bela disputa pela sexta posição. Andando forte, o piloto da Force India tentou ultrapassar no S do Senna na volta 50. Rosberg se defendeu bem e continuou na frente, mas não conseguiu segurar o compatriota no mesmo ponto da passagem subsequente.

Alonso fez sua terceira parada na volta 55 e retornou em terceiro, mas Button voava baixo e se aproximava rapidamente da Ferrari. Na 62ª passagem, após tentar no S do Senna, o vice-campeão mundial ultrapassou facilmente na reta oposta usando o DRS. Webber e Vettel fizeram seus terceiros pit-stops nas voltas 58 e 60, respectivamente, e seguiram na frente com tranquilidade até o final para garantir a dobradinha.

Classificação da prova:

1. Webber Red Bull-Renault 1h32:17.434
2. Vettel Red Bull-Renault + 16.983
3. Button McLaren-Mercedes + 27.638
4. Alonso Ferrari + 35.048
5. Massa Ferrari + 1:06.733
6. Sutil Force India-Mercedes + 1 volta
7. Rosberg Mercedes + 1 volta
8. Di Resta Force India-Mercedes + 1 volta
9. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 volta
10. Petrov Renault + 1 volta
11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
12. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
13. Perez Sauber-Ferrari + 1 volta
14. Barrichello Williams-Cosworth + 1 volta
15. Schumacher Mercedes + 1 volta
16. Kovalainen Lotus-Renault + 2 voltas
17. Senna Renault + 2 voltas
18. Trulli Lotus-Renault + 2 voltas
19. D’Ambrosio Virgin-Cosworth + 3 voltas
20. Ricciardo HRT-Cosworth + 3 voltas

Abandonos:

Liuzzi HRT-Cosworth 62 voltas
Hamilton McLaren-Mercedes 37 voltas
Maldonado Williams-Cosworth 27 voltas
Glock Virgin-Cosworth 22 voltas

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.