F1 – Webber supera Alonso e vence em Silverstone

domingo, 8 de julho de 2012 às 13:26

F112-webber-inglaterra-sabado615
Mark Webber, da Red Bull, reduziu a vantagem de Fernando Alonso na liderança do campeonato da Fórmula 1 para 13 pontos, após perseguir e ultrapassar a Ferrari em um final dramático no GP da Inglaterra.

Sebastian Vettel completou o pódio e quase conseguiu garantir uma dobradinha da Red Bull, tendo se aproximado de Alonso, que perdeu rendimento por causa do desgaste dos pneus, no final.

Alonso abriu uma diferença de cinco segundos sobre Webber no primeiro trecho e a manteve durante a maior parte da prova. Mas enquanto a maioria do pelotão usou os pneus macios no começo e depois os duros, Alonso esperou até seu último trecho para colocar os macios e não conseguiu manter seu ritmo anterior.

Webber se aproximou rapidamente e colou na Ferrari quando restavam sete voltas, tentando várias manobras antes de usar seu DRS na reta antes da Brooklands na 48ª passagem. Alonso defendeu a linha interna e Webber foi por fora, e após tentar dar o troco na Luffield, o espanhol teve de aceitar a ultrapassagem e se concentrar em ficar à frente de Vettel.

O campeão mundial havia andado em quinto no trecho inicial antes que uma primeira parada ligeiramente antecipada o ajudasse a subir para terceiro, e foi onde ele terminou, não conseguindo alcançar Alonso no final.

Felipe Massa passou as primeiras voltas pressionando Michael Schumacher (Mercedes) na disputa pelo terceiro posto, e finalmente conseguiu passar na Stowe na volta 11. A Ferrari perdeu para Vettel na sequência de pit-stops subsequente, e então resistiu à pressão de Kimi Raikkonen (Lotus) para chegar em quarto.

A Lotus colocou seus dois carros nos seis primeiros, apesar de Romain Grosjean ter quebrado sua asa dianteira em um toque com Paul di Resta na primeira volta. O furo de pneu e os danos resultantes acabaram com a corrida da Force India, enquanto Grosjean se recuperou de maneira impressionante, vindo de último para sexto.

Lewis Hamilton e Jenson Button terminaram apenas em oitavo e 10º nas McLarens. Hamilton liderou por alguns momentos e teve uma bela disputa com Alonso enquanto estendia seu primeiro trecho com os pneus duros, mas então percorreu apenas algumas voltas com os macios antes de voltar aos Pirellis duros. O ritmo do inglês caiu e ele perdeu a sétima colocação para Schumacher no final.

Apesar de Button ter subido para 12º na largada, seu progresso posterior foi menos dramático. Nas voltas decisivas, ele estava no meio de uma ótima disputa pelo nono posto com Bruno Senna e Nico Hulkenberg, vencida pela Williams. Hulkenberg (Force India) perdeu o traçado na Copse e saiu da zona de pontuação.

O outro incidente significativo da prova envolveu Pastor Maldonado e Sergio Perez. Andando em sétimo e nono no primeiro trecho, eles pararam juntos na 11ª volta, mas colidiram na Brooklands em sua volta de saída. Furioso, Perez teve danos definitivos em sua Sauber, enquanto Maldonado levou sua Williams de volta aos boxes para reparos e chegou em 16º.

Completando um dia ruim para a Sauber, Kamui Kobayashi atingiu vários mecânicos em seu pit-stop final. Relatos iniciais sugeriram que não houve ferimentos sérios, e o japonês continou para terminar em 11º.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo
1. au Mark Webber Red Bull 1:25:11.288
2. es Fernando Alonso Ferrari +3.060
3. de Sebastian Vettel Red Bull +4.836
4. br Felipe Massa Ferrari +9.519
5. fi Kimi Räikkönen Lotus +10.314
6. fr Romain Grosjean Lotus +17.101
7. de Michael Schumacher Mercedes +29.153
8. uk Lewis Hamilton McLaren +36.463
9. br Bruno Senna Williams +43.347
10. uk Jenson Button McLaren +44.444
11. jp Kamui Kobayashi Sauber +45.370
12. de Nico Hülkenberg Force India +47.856
13. au Daniel Ricciardo Toro Rosso +51.241
14. fr Jean-Eric Vergne Toro Rosso +53.313
15. de Nico Rosberg Mercedes +57.394
16. ve Pastor Maldonado Williams +1 volta
17. fi Heikki Kovalainen Caterham +1 volta
18. de Timo Glock Marussia +1 volta
19. fr Charles Pic Marussia +1 volta
20. es Pedro de la Rosa HRT +2 voltas
21. in Narain Karthikeyan HRT +2 voltas
Abandonos
22. mx Sergio Perez Sauber +41 voltas
23. uk Paul di Resta Force India +50 voltas
24. ru Vitaly Petrov Caterham +52 voltas

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.