F1 – Webber é punido e largará em último na China

sábado, 13 de abril de 2013 às 7:56

Mark Webber

Mark Webber foi jogado para o final do grid do Grande Prêmio da China pois a FIA não encontrou a quantidade necessária de combustível no carro para fazer a análise obrigatória.  O australiano parou no circuito durante o Q2 acusando problemas de pressão no combustível, causado por uma pane no sistema do RB8. Webber tinha se classificado na décima quarta posição mas já sabia que seria difícil passar pelo teste da entidade.

“Perdemos pressão no combustível o que não me permitiu voltar aos boxes, então tivemos que parar o carro e a classificação acabou antes mesmo de começar,” explicou Webber.

O anúncio feito pelos comissários em Shanghai diz que a Red Bull não tinha combustível suficiente no carro.

“A equipe admitiu não ter colocado combustível suficiente no carro, como especificado no caderno técnico da categoria (Documento 21). O tanque do carro continha apenas 150 ml de gasolina, o que é insuficiente para que a análise seja feita.”

As regras da F1 estipulam que cada carro deve conter pelo menos um litro de combustível para análise, mesmo se este não completar o treino. A regra diz: “Depois de uma seção de treinos, se um carro não conseguir chegar aos boxes por ele mesmo, será retirado a amostra dita anteriormente mais a quantidade suficiente para que o carro chegasse aos boxes.”

Sebastian Vettel sofreu com o mesmo problema no GP de Abu Dabi de 2012, quando teve que largar na última posição.

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.