F1 – Volkswagen quer carros com tração nas quatro rodas

terça-feira, 13 de julho de 2021 às 9:42

Volkswagen

A Audi e a Porsche, marcas da Volkswagen, querem que a Fórmula 1 adote a tração nas quatro rodas no próximo regulamento de motores a partir de 2025 ou 2026.

Os CEOs de ambas as montadoras alemãs compareceram à recente reunião da F1 no Red Bull Ring para discutir o futuro das regras de motores.

Escrevendo no Gazzetta dello Sport, o correspondente Andrea Cremonesi disse que todos os participantes fundamentalmente concordaram que a F1 deve manter seu conceito híbrido, mas tornando-o mais simples e barato.

Os detalhes são menos claros, mas de acordo com Cremonesi, a Volkswagen pode só considerar uma entrada na F1 com uma de suas marcas se um elemento fundamental mudar.

“Fortalecidas pelas experiências no WEC e Fórmula E, as duas montadoras alemãs apresentaram a proposta de introduzir a tração nas quatro rodas”, declarou ele.

Segundo Cremonesi, a ideia de Porsche e Audi é que as rodas dianteiras sejam impulsionadas por um novo motor elétrico.

Ele explicou que, apesar de Mercedes, Renault e Red Bull não terem gostado da ideia, a Ferrari está “aberta a qualquer solução” que custe menos e continue enfatizando a tecnologia híbrida.

Cremonesi relatou que uma mudança provável para 2025-26 é a eliminação da cara, complexa e pesada tecnologia de recuperação de energia MGU-H.

“Só o MGU-K continuaria, mas a recuperação da energia cinética seria aumentada com o uso de um componente mais potente”, explicou ele.

Quanto ao motor a combustão, o V6 de 1.6 litro deverá ser mantido, compensado pela introdução de combustíveis sustentáveis.

“Na Europa, todos nós podemos imaginar dirigir veículos elétricos até 2030”, declarou Toto Wolff, da Mercedes.

“Mas no resto do mundo, ainda teremos milhões de veículos – incluindo carros da Mercedes – movidos a petróleo. Então, o que nós podemos fazer é contribuir com nossa inovação para desenvolver combustíveis sustentáveis”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.