F1 – Villeneuve: Simulador e asfalto contribuíram para acidente fatal
domingo, 1 de setembro de 2019 às 9:45O GP da Bélgica de F1 vai continuar depois da morte do piloto de Fórmula 2 Anthoine Hubert. O francês de 22 anos, membro do programa de pilotos da Renault, morreu num acidente em “T” na saída da lendária curva Eau Rouge. Outro piloto, Juan Manuel Correa, está em condição estável após múltiplas fraturas em ambas as pernas.
O campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, que assistiu à corrida de F2 ao vivo no motorhome da Sauber, disse que a rara morte em um paddock de F1 é chocante para o esporte.
“É mais chocante agora do que era no passado, quando tais acidentes eram comuns”, disse ele à RTBF. “Há muito poucas pessoas no paddock que experimentaram a era perigosa do automobilismo”.
Villeneuve também acha que a situação não foi ajudada pela era dos simuladores e das áreas de escape de asfalto. “Em vez de testar, os pilotos chegam à pista e guiam como se ainda estivessem no simulador. Ainda há a adrenalina, mas já não a percepção de risco e perigo”, acrescentou.
“O segundo problema é o asfalto. Os pilotos acham que há asfalto lá para que possam correr mais riscos, ao contrário do cascalho ou da areia. Isso cria uma falsa sensação de segurança”, prosseguiu.
Villeneuve teve vários acidentes graves na Eau Rouge em sua carreira e diz que a curva está mais segura hoje. “A área de escape tem sido constantemente expandida ao longo dos anos, mas em algum momento você ainda vai encontrar o muro”, explicou ele.
Villeneuve também disse que as velocidades na Fórmula 2 são comparáveis aos seus dias na F1, “mas infelizmente o chassis não é tão bom como o nosso”.
anthoine hubert, eau rouge, f1, f1 gp belgica 2019, formula 1, formula 2, jacques villeneuve, morte
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.