F1 – Villeneuve pede mudanças nas regras do safety car

segunda-feira, 6 de outubro de 2014 às 9:41

Jacques Villeneuve

Jacques Villeneuve, ex-piloto de Fórmula 1, pediu para a categoria mudar seu protocolo do safety car após o acidente que deixou Jules Bianchi com ferimentos graves na cabeça no Japão.

“As regras relacionadas ao safety car precisam mudar”, declarou o campeão mundial de 1997. “Quando eu corria, e depois, sempre dizia que o safety car deveria entrar sempre que houvesse um acidente”.

“Não deveria haver espaço para julgamento. Se alguém precisa ir buscar um carro parado na pista, é simples. Acidente – safety car, é isso. Já deveria ser assim há anos. Os Estados Unidos sempre fizeram isso”.

Villeneuve acredita que os críticos que sentem que as provas seriam neutralizadas com muita frequência estão errados, e que o risco de outro carro colidir com um veículo parado é grande demais para cobrir tais situações com bandeiras amarelas.

“O problema agora é que toda vez que a FIA aciona o safety car, a mídia e os fãs reclamam, dizendo que destruíram a corrida. Então, agora eles tentam adivinhar. É uma situação na qual todos saem perdendo. Sim, algumas vezes isso deixa a prova um pouco mais lenta, mas pelo menos você evita casos como o de ontem, evita o aspecto humano de precisar tomar uma decisão”.

“Sempre que eu sofria um acidente quando estava correndo, ficava preocupado com o risco de outro carro bater em mim. Eu nunca gostei de ter apenas bandeiras amarelas. Você diminui a velocidade, mas quanto? E pode ter um pneu furado ou uma falha na suspensão”.

“Estou surpreso por algo assim nunca ter ocorrido antes. Creio que simplesmente tivemos sorte. Com frequência, pilotos rodam onde outros carros já rodaram e não batem por centímetros”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.