F1 – Vídeo e fotos sugerem mudança aero na Mercedes para 2020

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019 às 14:36

Mercedes W10 – 2019

Um vídeo publicado recentemente pela Mercedes no Twitter sugere que o futuro W11 da equipe da próxima temporada pode estar seguindo um novo conceito aerodinâmico.

Desde 2014, os carros Prateados dominam o campeonato mundial de F1, com seus criadores adotando sua própria filosofia de design e se esquivando das tendências.

Por exemplo, este ano o Mercedes W10 foi o único projeto de 2019 a não adotar a entrada lateral de ar no alto do sidepod iniciada pela Ferrari em 2017 e endossada pela maioria das equipes em 2018.

Em fotos, nota-se a montagem da longarina de proteção contra impacto lateral (SIPS) está mais baixa no W11, sugerindo uma possível mudança aerodinâmica externa.

Comparando as fotos do W10 (2019) e W09 (2018), a distância entre esta montagem e a borda do cockpit é claramente maior no W11 (veja as setas amarelas abaixo) do que em seus antecessores.

O SIPS alojado no sidepod requer um posicionamento ideal para garantir a menos interrupção possível do fluxo de ar para os radiadores.

Nesta imagem, que a Mercedes pode ter divulgado inadvertidamente (o vídeo já foi retirado), parece que foi feito um esforço para criar um espaço maior sob a entrada.

Essa área, chamada “rebaixo”, desempenha um papel aerodinâmico crucial. Simplificando, quanto mais ar passar sob a entrada por esse espaço maior, mais o fluxo será energizado e permanecerá conectado ao carro.

A parte mais profunda do rebaixo molda o fluxo de ar ao redor do sidepod e em direção à parte traseira do carro. Um rebaixo mais alto permite que mais ar fluido e energizado seja direcionado ao difusor do carro. O fluxo energizado também ajuda a manter o ar conectado ao carro, reduzindo o atrito (arrasto) no processo e aumentando a eficiência e o desempenho do difusor.

Portanto, a abordagem de entrada da parte superior da Mercedes exige um posicionamento mais baixo do SIPS superior (seta azul aqui acima, à direita), semelhante ao SF90 da Scuderia (acima, à esquerda), enquanto a posição do SIPS inferior (seta verde) permanece inalterada na base.

O fato de a Mercedes ter retirado o vídeo sugere que provavelmente haverá mudanças em relação à arquitetura dos sidepods do W11.

No entanto, os Prateados ainda devem manter sua distância entre eixos longa e baixa altura e inclinação (rake). Mas surpresas são sempre possíveis.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.