F1 – Vibração excessiva da UP Honda soltando a traseira da Red Bull?

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019 às 16:54

Pierre Gasly

2019 vê uma nova era para a Red Bull quando a equipe assume um novo fornecedor de motores. Depois de doze temporadas com motores Renault, este ano a equipe está usando a UP da Honda. A mudança para a Honda parece ter corrido bem até agora, já que todos estão otimistas.

No entanto, também surgiram rumores de que existem vibrações no motor Honda que poderiam impedir a Red Bull de mostrar a toda a velocidade durante os testes. Marc Priestley revelou que ouviu de fontes da Honda e da Red Bull que havia muitas vibrações no motor da Honda.

Explicando das vibrações
A base é que deve haver vibrações em todos os motores, caso contrário, um motor está “morto”. A questão é quanta vibração está presente. Há sempre uma certa força em termos de vibrações e dada a relação entre a Honda e a Toro Rosso em 2018, o diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, teve pelo menos meio ano com acesso a dados e informações.

Se houver vibrações vindo do motor, isso não deve surpreender a Red Bull. Se houver algum problema, tem mais a ver com a força ou fraqueza do chassi da RB15 em torno do motor.

Não há problema em ter uma vibração com o motor em rotações baixas, se ela diminuir conforme as rotações aumentam. Os problemas começam quando o motor está em altas rotações e ainda há vibrações vindas do motor.

Fonte de rumores
A história das vibrações que Marc contou em seu vídeo vem de um ex-membro da equipe da Red Bull que saiu no final do ano passado, então ele não está mais na equipe e também não está em Barcelona.

Uma fonte técnica bem estabelecida no paddock disse hoje: “O problema não é tanto o motor, mas a traseira completa, que ainda não está bem equilibrada e, portanto, não se comporta como eles querem na Red Bull.”

A Red Bull disse em um comentário que “não está em condições de reagir a essa informação”.

Horner “explica” a traseira solta
O chefe de equipe Christian Horner negou que o motor apresente vibração excessiva.

“Não há absolutamente nenhum problema de vibração que tenhamos encontrado até agora. Então, não tenho muita certeza de onde isso vem.”

Horner disse que eles conseguiram integrar com sucesso o RA619H em seu chassi por causa do conhecimento adquirido quando Toro Rosso operou os motores do fabricante japonês no ano passado.

“A Red Bull Technology, tendo lidado com a integração do sistema de tração com a Toro Rosso durante o ano passado, tinha um conhecimento bastante decente do que esperar”, disse ele.

“A relação de trabalho com a Honda e a comunicação tem sido forte. A integração do motor ao chassis e ao sistema de transmissão foi uma das melhores, senão a melhor, que vi que pudemos fazer. Então é um pacote muito legal.”

Horner também confirmou que a equipe experimentou andar com um ajuste de baixo downforce (o que explicaria a rodada estranha de Gasly ontem?) em seu carro durante o teste.

“Estávamos com um pouco menos de downforce no início da semana. Mas, obviamente, é tudo sobre como entender essas regras novas.”

“O carro está atingindo as metas que definimos. Estamos muito focados no que estamos fazendo e no nosso próprio programa. E até agora tudo está correndo como planejado.”

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AS - www.autoracing.com.br

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