F1 – Vettel x Raikkonen
terça-feira, 19 de dezembro de 2017 às 19:08
Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen
Por: Adauto Silva
Quem entende a Ferrari? No mesmo dia em que a Gestione Sporttiva se reúne para um almoço de Natal com a mídia, o presidente da Ferrari elogia o Raikkonen e depois ameaça que 2018 será a última chance dele?
Afinal, o que a Ferrari espera de Raikkonen?
Faz anos que o finlandês não tem a menor condição de disputar vitórias e muito menos títulos. Escrevi sobre isso em setembro de 2013 quando Montezemolo trocou Massa por Raikkonen e depois em abril deste ano.
Como é que eu sei disso e a Ferrari não sabe? Lógico que sabe, todo mundo sabe, mas a Ferrari quer jogar para a torcida.
O pior é que eles sabem que Kimi não tem condição e ainda o atrapalham fazendo estratégias bizarras e mandando-o sair da frente de Vettel quando eventualmente ele está na frente.
Kimi não ganhou em Monaco esse ano porquê? Vamos relembrar?
Ele fez a pole e estava tranquilamente na liderança. Em Monaco não tem como ultrapassar, portanto se ele não batesse ou seu carro não quebrasse, ele venceria a corrida facilmente. O que a Ferrari fez? Trocou a estratégia dele e do Vettel na parada para a troca de pneus e colocou Vettel à frente na pista!
Eu até fui a favor disso, afinal era o Vettel e não o Kimi quem estava disputando o título, além de eu e todo mundo já saber que a Ferrari sempre trabalhou assim, ou seja, tudo para o piloto #1 e o que sobrar para o piloto #2.
Então do que a Ferrari está reclamando agora? No meio do ano o Vettel disse que queria continuar com o Kimi como companheiro de equipe (quem não queria levanta a mão!) e o que a Ferrari fez? Renovou o contrato do finlandês por mais um ano imediatamente.
Então, se a Ferrari faz a vontade de seu piloto #1, do que ela está reclamando agora?
Daniel Ricciardo está livre a partir do final de 2018. Eu sei disso, você sabe disso e a Ferrari sabe disso. Já falaram com ele? Minhas fontes dizem que ainda não.
Fernando Alonso, que estava louco pra deixar a McLaren e pegar um carro campeão teria aceitado voltar para a Ferrari no início deste ano. Ele mesmo deixou isso claro não apenas uma, mas várias vezes. Por que a Ferrari não o contratou para o lugar do Kimi?
Porque ele saiu brigado de lá? E daí? Isso é negócio, não amizade. Alonso saiu da McLaren em 2007 muito mais “brigado” com a equipe e com Ron Dennis do que quando brigou na Ferrari. Dennis não teve dúvida em contratá-lo de volta anos depois.
Alonso teria sido campeão mundial deste ano com a Ferrari, não tenho dúvida.
E Kimi tem um outro problema em guiar para a Ferrari tendo Vettel como piloto #1.O problema é técnico e chama-se acerto de carro.
Sebastian Vettel gosta de carro com a traseira pregada como era a Red Bull nos tempos do difusor soprado. Vettel se adaptou maravilhosamente bem com aquele dispositivo, que pregava a traseira de uma maneira que só o efeito-solo foi capaz de fazer no final dos anos 70 e início dos 80.
O problema é que quando você prega a traseira demais, a dianteira solta um pouco. Vettel adora o carro assim, inclusive sua tocada meio “quadrada” nas curvas mostra bem isso. Mas Kimi não guia carros de F1 assim.
Kimi prefere justamente o contrário; dianteira pregada com as rodas da frente obedecendo imediatamente qualquer imput no volante, mesmo que a traseira fique meio solta. Massa também prefere carros um pouco traseiros, assim como a grande maioria dos pilotos. Mas tem alguns que preferem a traseira pregada, mesmo que isso prejudique um pouco a dianteira. Alonso é um deles, daí uma das razões de Kimi apanhar feito cachorro do Alonso e depois do Vettel.
E como Vettel é o piloto #1, o acerto básico da Ferrari já é com a traseira pregada. Kimi e seus engenheiros tem que “entortar” o carro para que ele fique ao gosto do finlandês. Nem sempre eles conseguem, assim como Massa e seu engenheiro dos tempos de Ferrari também não conseguiam quando o carro tinha o acerto básico para o Alonso.
Isso não quer dizer que Kimi poderia vencer Vettel regularmente se o carro fosse diferente, mas ajuda bastante a piorar sua situação, assim como acontecia com Massa em relação a Alonso na época da mesma Ferrari.
Não se engane com a explicação acima. Na verdade todos os pilotos preferem um carro totalmente neutro, mas quem consegue fazer um carro totalmente neutro para todas as pistas, sob quaisquer condições climáticas, de asfalto e para todos os compostos de pneus?
A resposta: Ninguém.
Adauto Silva
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