F1 – Vettel vence pela 11ª vez na temporada na Índia

domingo, 30 de outubro de 2011 às 10:55

F111-vettel-india-sexta615
O bicampeão mundial Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou sua 11ª vitória na temporada 2011 da Fórmula 1 após dominar o GP da Índia inaugural, disputado neste domingo no circuito de Buddh.

O triunfo deixou o alemão a duas vitórias de igualar o recorde de seu compatriota Michael Schumacher, que venceu 13 GPs em 2004.

Jenson Button (McLaren) chegou em segundo, e Fernando Alonso (Ferrari) completou o pódio, tendo superado a segunda Red Bull de Mark Webber. Schumacher (Mercedes) foi o quinto após mostrar um bom ritmo de corrida que lhe permitiu deixar seu companheiro de equipe Nico Rosberg para trás.

Lewis Hamilton (McLaren) terminou em sétimo depois de se envolver em mais um incidente com Felipe Massa (Ferrari), enquanto Jaime Alguersuari (Toro Rosso) deu sequência à sua boa fase com o oitavo lugar. Adrian Sutil (Force India) e Sergio Perez (Sauber) fecharam os dez primeiros.

Ambos os pilotos da Red Bull largaram bem e se mantiveram na frente, mas Button – que ganhou o terceiro lugar de Alonso – ultrapassou Webber por fora na reta antes da curva 4 para ganhar também a segunda colocação. Nas voltas seguintes, o duelo entre os dois foi o prinicipal destaque, com o australiano pressionando bastante o inglês.

Massa superou Hamilton na largada para se posicionar atrás de seu companheiro de equipe, com Rosberg, Schumacher, Sutil e Bruno Senna (Renault), que foi ultrapassado por Alguersuari e Sebastien Buemi (Toro Rosso) em um curto espaço de tempo depois de aparentemente perder o KERS, completando os dez primeiros na parte inicial da prova.

Mais atrás, vários pilotos – incluindo Rubens Barrichello e Pastor Maldonado, da Williams, Jarno Trulli (Lotus), Timo Glock (Virgin) e Kamui Kobayashi (Sauber) – se envolveram em incidentes na primeira volta. Os dois últimos abandonaram devido aos danos em seus carros.

A dupla da Toro Rosso continuou andando forte, e tanto Alguersuari quanto Buemi ultrapassaram Sutil na 15ª e 16ª voltas, respectivamente. Na passagem seguinte, o alemão da Force India deu início à primeira rodada de pit-stops, onde as primeiras colocações não se alteraram.

Na volta 23, Massa cometeu um pequeno erro que permitiu a aproximação de Hamilton. Como aconteceu várias vezes nesta temporada, a disputa terminou mal; o inglês tentou ultrapassar o brasileiro por dentro na curva 5 e teve a porta fechada. Após o toque, Hamilton teve de ir para os boxes a fim de trocar a asa dianteira e caiu para nono.

Massa continuou na pista em quinto, mas foi considerado culpado pelos comissários e punido com um drive-through. Depois de cumprir a punição, ele retornou aos pits para também trocar a asa dianteira e colocar os pneus duros, mas abandonou pouco depois com a suspensão dianteira esquerda quebrada após tocar na zebra, em um incidente quase idêntico ao da classificação.

Na 38ª passagem, Webber foi o primeiro entre os pilotos de ponta a fazer sua segunda parada. Alonso entrou duas voltas depois e voltou à frente do australiano. Os demais permaneceram na pista por mais algum tempo, principalmente Schumacher, que manteve um ritmo forte e abriu vantagem suficiente para superar seu companheiro Rosberg.

Na frente, Vettel não teve dificuldades para impor seu domínio absoluto, com a pole position, vitória liderando todas as voltas e volta mais rápida. Tendo retornado de seu último pit-stop com menos de 3s de vantagem sobre Button, ele recebeu a bandeirada com mais de 8s de folga.

Classificação da prova:

1. Vettel Red Bull-Renault 1h30:35.002
2. Button McLaren-Mercedes + 8.433
3. Alonso Ferrari + 24.301
4. Webber Red Bull-Renault + 25.529
5. Schumacher Mercedes + 1:05.421
6. Rosberg Mercedes + 1:06.851
7. Hamilton McLaren-Mercedes + 1:24.183
8. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
9. Sutil Force India-Mercedes + 1 volta
10. Perez Sauber-Ferrari + 1 volta
11. Petrov Renault + 1 volta
12. Senna Renault + 1 volta
13. Di Resta Force India-Mercedes + 1 volta
14. Kovalainen Lotus-Renault + 2 voltas
15. Barrichello Williams-Cosworth + 2 voltas
16. D’Ambrosio Virgin-Cosworth + 2 voltas
17. Karthikeyan HRT-Cosworth + 3 voltas
18. Ricciardo HRT-Cosworth + 3 voltas
19. Trulli Lotus-Renault + 4 voltas

Abandonos:

Massa Ferrari 33 voltas
Buemi Toro Rosso-Ferrari 25 voltas
Maldonado Williams-Cosworth 13 voltas
Glock Virgin-Cosworth 3 voltas
Kobayashi Sauber-Ferrari 1 volta

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.